
-
Arquitetos: Pierangelo Scaroni, aa-ls luigi serboli architetti
- Área: 7763 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marcello Mariana

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova vinícola Monte Rossa, situada no interior da Itália, em Franciacorta, ao lado de um sítio histórico do século III, representa o mais recente ato da tradição empreendedora voltada para a inovação e qualidade. O novo estabelecimento atende amplamente às novas exigências e reúne a enologia e a sustentabilidade ambiental em um espaço de produção integrado, constantemente em diálogo com o território circundante.


Os espaços semi-subterrâneos são acessíveis por uma rampa localizada no lado leste do terreno e são totalmente dedicados ao ciclo de produção do vinho Franciacorta. Além da vinificação das uvas, há depósitos para a "prise de mousse", espaços para as fases terminais do processamento e um armazém para o envio do produto pronto. Os escritórios e as salas representativas ligadas à atividade de produção de vinho estão projetados nos primeiros e segundos andares.

As elevações recebem tratamentos distintos conforme sua orientação e relação com o entorno: painéis pré-fabricados de concreto escuro, concebidos a partir de uma matriz, revestem as faces leste e norte, enquanto as elevações sul e oeste são formadas por taludes gramados.


O volume, parcialmente subterrâneo e as curvas naturais das colinas mediam as relações entre o contexto e a arquitetura. Além disso, a continuidade do manto verde e o cultivo de vinhedos sobre o volume da adega fazem com que ela desapareça completamente nas vistas do sul e oeste.

As paredes de pedra existentes são preservadas e utilizadas como modelo para aquelas que contêm os taludes criados no projeto. As pedras, uma referência ideal aos numerosos "musne", muros de pedra tradicionais presentes na área de Franciacorta, também são utilizadas para o revestimento da parte emergente da fachada oeste.










