
- Área: 5754 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Ana Paula Álvarez, Miguel Cobos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Diante da falta de condições adequadas para o comércio no centro histórico de Tepoztlán, México, surgiu a necessidade de projetar um novo mercado municipal que, através da realocação do comércio informal, permitisse a liberação de espaço público ocupado de maneira irregular. A implementação dessa estratégia permitiu recuperar a legibilidade do contexto urbano e valorizar seu patrimônio histórico e natural.

O projeto, desenvolvido como parte do Programa de Melhoramento Urbano (PMU) da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano (SEDATU), está situado em um terreno retangular localizado na esquina sudeste do convento da Natividade de Maria Tepoztlán. O terreno conta com frentes para três ruas e uma marcada inclinação que desce de oeste para leste e de sul para norte. O programa é estruturado em diferentes níveis: um destinado ao estacionamento, outro ao abastecimento, dois voltados à alimentação e um último com mirante. Ao longo de três desses níveis, estão distribuídas 195 lojas.


Com uma arquitetura que respeita a escala urbana de Tepoztlán, o novo mercado não apenas busca melhorar a logística e segurança, mas também oferecer uma melhor experiência tanto para os comerciantes quanto para os visitantes. O nível de acesso funciona como uma grande explanada que hierarquiza o acesso principal e conta com uma rampa pedonal que conecta pessoas com mobilidade reduzida desde o estacionamento até esse nível.


O edifício é organizado por meio de uma retícula metálica feita a partir de perfis tipo IPR com uma modulação de 2,50 por 2,50 metros, o que faz com que todos os pontos comerciais possuam essas medidas. A estrutura é pintada em cor avermelhada para emular a argila predominante da região e combina com outros materiais locais, como o tijolo aparente nas paredes e a madeira do mobiliário.


Por ser um ponto de encontro essencial para a comunidade — reunindo desde produtos frescos e gastronomia típica até o artesanato local — esse novo espaço representa uma oportunidade valiosa para revitalizar a economia da região e preservar as tradições culturais da localidade.
























