
-
Arquitetos: Topiaris Landscape Architecture
- Ano: 2023
-
Fotografias:João Guimarães, Artur Carvalho

Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa inicial do projeto Loures Riverfront foi completar a continuidade intermunicipal pedonal e ciclável, ligando Lisboa a Vila Franca de Xira, e consolidar um importante plano estratégico que visa implementar um percurso contínuo ao longo da Frente Ribeirinha do Tejo na Área Metropolitana de Lisboa.


Pretendeu-se também incentivar a ligação a partir das zonas urbanas de Loures, isoladas por infraestruturas rodoviárias e ferroviárias. Como resultado, este percurso pedonal e ciclável constitui uma importante infraestrutura de mobilidade com um impacto significativo na atual matriz de deslocações diárias, contribuindo para a redução das emissões de CO2 e afetando positivamente a vida das comunidades.

Uma análise da área do projeto revelou uma paisagem surpreendente: um mosaico de ecossistemas naturais nas proximidades de uma zona altamente urbanizada. A poucos minutos de bairros densamente povoados, é possível encontrar lodaçais, pântanos salgados e canaviais nativos, todos sustentando uma gama diversificada de habitats de flora e fauna.


O projeto buscou unir o foco inicial em mobilidade com a oportunidade de criar uma passarela exclusiva. Esse caminho não serviria apenas como uma rota de circulação e recreação, mas também como uma plataforma para pesquisa, interpretação da natureza e educação pública, aumentando a conscientização do público sobre a importância dos ecossistemas estuarinos, da conservação da biodiversidade e do gerenciamento dos oceanos.


Em vez de proporcionar uma viagem rápida do ponto A ao ponto B, o projeto foi concebido para incentivar uma experiência mais lenta do ambiente. Ele convida os visitantes a observar os pássaros, descansar com vista para o rio e mergulhar nos sons do pântano. O percurso da ribeira de Loures estende-se por 6,2 km ao longo da margem direita do rio Tejo. Inspirada nas linhas de drenagem sinuosas, a trilha evita linhas retas em favor de um caminho suave e curvilíneo que permite a observação dos habitats de diferentes perspectivas.
































