
-
Arquitetos: Maxberg
- Área: 632 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sylwia Gudaczewska
-
Fabricantes: KER3MR, Konsbud, Tegola Dachy, VITIS, thomas next

Descrição enviada pela equipe de projeto. Criar empreendimentos próximos à costa é uma tarefa particularmente difícil. A pressão dos investidores, para quem um edifício grande e distinto é importante, muitas vezes resulta em construções exageradas. No caso do Bałtycki, o objetivo principal do projeto foi dialogar tanto com a arquitetura das características vilas do pré-guerra em Swinoujscie, Polônia, quanto com a paisagem da duna costeira onde o empreendimento está localizado.




Em um pequeno lote irregular, localizado a 300 metros da praia, foram projetados dois edifícios de apartamentos de cinco e sete andares. Sua escala e contornos aludem à arquitetura do pré-guerra das edificações circundantes. Os edifícios foram baseados em projeções trapezoidais, e os contornos das elevações individuais ou das inclinações dos telhados foram moldados de maneira semelhante. As formas resultantes refletem a variação das linhas de construção ao longo da orgânica "Promenade da Saúde", na qual os edifícios de apartamentos foram construídos. Os contornos de seus blocos, por sua vez, correspondem ao edifício próximo do antigo "Lar de Idosos Fregata", que está listado no registro de monumentos.

Bałtycki é composto por dois edifícios que reuniram várias filosofias de construção diferentes. A parte subterrânea, que consiste em salas e garagens, foi criada a partir de concreto feito no local. Tudo acima do solo é uma combinação inteligente de concreto pré-fabricado, aço e madeira. Assim, o esqueleto e as paredes, mas também o telhado, as escadas e as varandas foram criados a partir de elementos pré-fabricados.



A tarefa foi dificultada pelo uso de formas incomuns - telhados truncados ou salas trapezoidais cujos layouts variam de andar para andar. O quebra-cabeça foi extremamente exigente não apenas do ponto de vista do projeto - 5 empresas de construção independentes trabalharam no projeto, o que exigiu controle sobre a logística do projeto e uma coordenação meticulosa dos contratantes.





















