
-
Arquitetos: Innauer-Matt Architekten
- Área: 3420 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Dominic Kummer
-
Fabricantes: Böhler Fenster, Dobler Holzbau, FSB Franz Schneider Brakel, Günter Hagen Ludovikus, Regent, Sternath Tischlerei, Zumtobel

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Jardim de Infância Kreuzfeld representa um marco significativo no desenvolvimento do bairro Kreuzfeld, em Altach (Vorarlberg, Áustria), reunindo sob o mesmo teto o jardim de infância e os serviços de cuidado infantil. Com a adição do novo edifício, formou-se um centro comunitário que estabelece uma identidade clara para a região, irradiando-se pela vila como um ponto de encontro e convivência social.



A estrutura compacta de dois andares foi situada na extremidade norte do terreno, criando uma clara divisão entre o pátio, o jardim de infância e o playground. O acesso para levar e buscar as crianças é gerenciado por uma escada que conecta a praça ao estacionamento subterrâneo anexo. Isso mantém os fluxos de tráfego separados e permite a entrada e saída seguras das crianças. A composição do espaço ao ar livre foi idealizada como um jogo de superfícies curvas com diversas estruturas que interagem com a vegetação existente e a recém-adicionada. Uma variedade de árvores com diferentes formatos de folhas ensina às crianças sobre a riqueza das quatro estações.


O primeiro andar é acessado por um hall. Ele é estruturado por uma zona de comunicação central e aberta, que serve como um espaço de distribuição a partir do qual todos os cômodos, assim como a escada, podem ser acessados. No mesmo nível, estão organizados o refeitório, o ginásio infantil e o dormitório. Todos eles são cercados por um terraço protegido do clima, que funciona como um espaço de transição entre o interior e o exterior. O ginásio serve ainda como um espaço multifuncional para o bairro. Ele pode ser aberto em direção à praça, contribuindo assim para sua vivacidade.



No andar superior, todos os grupos de cuidado infantil estão organizados de maneira igual no mesmo nível. O corredor oferece espaço suficiente para movimentação. O espaço central extra alto é complementado por uma claraboia e um átrio, que serve como conexão visual entre os dois andares, enfatizando o caráter comunicativo do edifício. O andar superior também é cercado por terraços, que estendem o interior para o exterior e servem como um espaço para brincadeiras ao ar livre protegido do clima.

O jardim de infância surge como um pavilhão de madeira com uma fachada estruturada de forma lúdica. A estrutura cria alternadamente nichos e superfícies sólidas, conferindo leveza à edificação. A madeira natural da fachada desenvolverá uma patina ao longo do tempo, garantindo o lugar da edificação dentro da comunidade. O conceito material e projetual é fortemente influenciado pelo desejo dos educadores e das crianças por aconchego e tranquilidade. Os interiores são revestidos com superfícies de madeira sólida não tratada, criando salas agradáveis e espaçosas. Em combinação com cortinas feitas de tecidos naturais suaves, bem como robustos pisos de terrazzo, sobre os quais as brincadeiras são bem-vindas, cria-se um todo harmonioso que atende de forma abrangente às necessidades pedagógicas e das crianças.


















