
-
Arquitetos: Alberto Campo Baeza
- Ano: 2024
-
Fotografias:Javier Callejas Sevilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. LUMEN DE LUMINE
Lumen de lumine, é a expressão em latim utilizada no Credo para se referir a Deus ("Luz da Luz").

O projeto envolve criar hoje, no terceiro milênio, um retábulo para uma igreja no centro de Madri, construída e restaurada, que carecia de retábulo principal: a igreja basílica da Virgem Milagrosa na rua García de Paredes.

Decidimos que o centro do retábulo seria o Sacrário, com Jesus Sacramentado ali presente. E, como poderia estar esse sacrário senão suspenso no ar, no centro de uma nuvem de luz? Lumen de lumine, luz de luz.

Quando recebi este encargo, um presente por parte dos Padres Paúles, no final de 2023, tive uma simples inspiração que me levou desde o primeiro momento à solução que hoje propomos.

No centro do paramento destinado ao retábulo, exatamente à altura dos olhos, tão elevado que, desde o instante em que adentramos a nave nos atrai com intensidade, esse Lumen de Lumine nos conduz de imediato à oração, ao encontro, ao diálogo com Jesus Sacramentado, presente ali, envolto por uma luz maravilhosa.

Abrimos um espaço quadrado no centro, elevado, na parede de tijolos do abside. Dessa forma, conseguimos a maior quantidade de luz natural possível. Para captar essa luz natural, construímos um cubo de vidro branco translúcido de 1,20x1,20x1,20 m, grande parte do qual fica do lado de fora, recebendo a luz natural. Para potencializá-la, quando necessário, usamos a tecnologia de LEDs que, após inúmeros testes com maquetes, nos levaram a resultados verdadeiramente maravilhosos. O nivelamento foi feito com laser, e a união dos vidros translúcidos que formam o cubo, com raios ultravioletas.

E no centro dessa nuvem cúbica de luz, suspenso no ar, o sacrário dourado que, pela primeira vez na história da Liturgia da Igreja Católica, está nessa posição, suspenso no ar, levitando. Tão lógico que parece mentira que isso não tenha sido feito até agora.

E nada mais. O ajuste do piso, para facilitar o acesso a esse Sacrário elevado, resolve-se com simplicidade, sem comprometer a leveza da circunvalação pelo abside. Basta construirmos seis degraus que conduzam ao alto — à luz.

Acreditamos que nosso entusiasmo está em harmonia com a beleza da solução proposta, encontrada e construída. A beleza colocada aos pés do Senhor.









