
-
Arquitetos: Luciano Dalla Marta Arquitetura
- Área: 450 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:André Klotz

Descrição enviada pela equipe de projeto. No final de 2024, surgiu o desafio de projetar a primeira flagship store & gallery da Lafort, uma reconhecida marca de moda em São Paulo. Mais do que uma loja, o espaço precisava se tornar um hub criativo — uma tradução física e sensorial dos valores da marca. Um lugar onde design, arte, moda e comunidade se encontram de forma fluida, inovadora e sustentável.



Desde o início, a decisão de implantar a loja em uma rua, e não em um shopping center, foi um gesto consciente de regeneração urbana. Ainda mais impactante foi a escolha de reformar um edifício existente em vez de construir um novo — uma estratégia essencial para reduzir drasticamente a pegada de carbono e o impacto ambiental. A sustentabilidade não seria um complemento, mas sim o alicerce de toda a proposta.




O ponto de partida foi a escolha de um antigo edifício comercial, fechado há mais de duas décadas e à beira da demolição. O que para muitos era um passivo, a arquitetura enxergou como uma rara oportunidade de transformação. Preservar, ressignificar e transformar essa estrutura tornou-se não apenas uma declaração arquitetônica e ambiental, mas também uma das formas mais eficazes de reduzir a emissão de carbono no projeto — afinal, o edifício mais sustentável é aquele que já existe.
















