
-
Arquitetos: SANTOS BOLIVAR
- Área: 98 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Yi-Vega

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sonoro é um projeto que entrelaça arquitetura e música desde sua origem. Mais do que um espaço construído, é uma obra sinestésica, um instrumento habitável onde o ritmo, a escala, a proporção e o silêncio são traduzidos do pentagrama para a planta.

O pedido surgiu a partir de um diálogo com os usuários, um deles — Daniel Fraire — compositor e guitarrista com trajetória profissional ao lado da artista mexicana Carla Morrison. Essa proximidade entre música e arquitetura permitiu propor um processo incomum: compor uma melodia original inspirada no local, para então traduzir essa partitura em um projeto arquitetônico.


A metodologia teve como ponto de partida a análise do ambiente natural do Vale de Guadalupe, complementada por uma escuta sensível do local. A peça musical resultante foi interpretada por meio de seus elementos técnicos e emocionais: o ritmo traduziu-se em estrutura; as escalas, em alturas; a tonalidade, em proporções; os silêncios, em vazios; e as simetrias e assimetrias, em decisões de projeto.


Esta primeira fase contempla a construção de duas cabanas, como parte de um projeto maior que se desenvolve em etapas. Cada volume responde a uma parte da composição musical original, mantendo a narrativa entre música e arquitetura em evolução.

O resultado é um projeto sensitivo, preciso e poético. Sonoro se desdobra como uma caixa de ressonância aberta para a paisagem, onde a arquitetura não apenas é habitada, mas também é ouvida. Cada parede, cada vazio, cada relação entre luz e sombra responde a uma lógica sonora. O habitar se torna interpretação.

Este projeto propõe uma possibilidade expandida para a arquitetura: ser partitura, instrumento e cenário de uma experiência que cruza disciplinas e desafia formatos.
























