
-
Arquitetos: bardo
- Área: 63 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Germán Sáiz


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de renovação em Madri apresentou um desafio fora do comum. A construção original, mal planejada, havia comprometido seriamente a estrutura do telhado, que estava à beira do colapso. Propusemos a adição de um segundo andar, solução que não apenas corrigiu os problemas estruturais, mas também criou um novo e funcional espaço habitável.

O maior desafio foi projetar um telhado que pudesse funcionar como uma grande treliça habitável. Ele precisava ser leve, para não sobrecarregar a estrutura, mas também forte. Juntamente com nosso engenheiro estrutural, Manuel Ocaña, chegamos a uma solução altamente precisa: uma estrutura tubular leve com pontos de ancoragem distribuídos por toda a superfície. Ao "atomizar" os suportes, evitamos concentrações de estresse e ganhamos rigidez, como se estivéssemos costurando o telhado.


O resultado foi uma estrutura que é ao mesmo tempo sólida e leve, enquanto também adiciona um novo espaço para descansar ou relaxar, sem comprometer a estabilidade da casa. A estrutura evocou uma sensação de leveza, como uma pipa flutuando no ar. Essa imagem inspirou o nome, os materiais, as cores… Foi assim que nasceu a Casa Cometa. A ideia de leveza guiou todas as escolhas.



No andar superior, usamos azuis celestes e tons cremes para realçar a sensação de leveza. No andar inferior, tons mais profundos e pesados—azuis escuros, madeira, terracota—ancoraram visualmente o espaço. No meio, introduzimos materiais frescos e reflexivos como espelhos, tijolos de vidro e aço para amplificar a luz e acentuar a sensação de uma casa que flutua.













