
-
Arquitetos: Destudio
- Área: 1000 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:David Zarzoso

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os escritórios da Prosolia apresentam o desafio de criar um espaço de trabalho de 1.000 m2 para 70 funcionários em uma edificação de pouca altura e com uma grande quantidade de pilares. Uma das fachadas deste "bosque de pilares", no entanto, apresenta uma ampla perspectiva sobre os jardins do Turia de Valência.


Após definir minuciosamente o programa de necessidades com o cliente, decide-se fabricar sob medida grandes mesas de trabalho entre os eixos dos pilares, liberando assim, como espaço de circulação, as luzes entre o jardim. As salas de reuniões e os escritórios executivos estão localizados na fachada com vista para o parque, sendo esta a parte mais visitada pelos clientes, integrando a recepção e a área de espera.


A outra ala do escritório abriga, portanto, um maior número de trabalhadores, bem como salas de reuniões internas, um estacionamento para patinetes e cabines de vídeo-chamadas. Um espaço singular entre essas duas alas é o grande refeitório polivalente, já que funciona como auditório para reuniões de toda a empresa, graças a um anfiteatro que percorre um de seus lados.


Devido à pouca altura livre do local, as instalações ficam à vista, sejam tubulações de climatização, de renovação de ar ou sistemas elétricos e de dados. Essa solução técnica confere um caráter estético aos escritórios, resultando em uma imagem jovem e tecnológica que é acompanhada por diversos materiais crus, como barras de aço inoxidável ou madeiras naturais. Todo esse ambiente "frio", de materiais aparente, é preenchido com conteúdo chamativo graças à abundante vegetação e à escolha de móveis estofados com cores ousadas, como laranjas ou amarelos, especialmente nos móveis das áreas de descontração que conectam as diferentes zonas de trabalho.


A escolha dos materiais prioriza a acústica do escritório, aspecto essencial em ambientes de trabalho de grande porte como este. Os carpetes no piso, as superfícies rugosas dos tetos e estofados, a vegetação, assim como o duplo envidraçamento das divisórias, ajudam nesse sentido.

















