
-
Arquitetos: LAUS architectes
- Área: 820 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Gaëtan Chevrier

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um espaço ocioso recém-liberado, o novo mercado recompõe o tecido urbano. Ele cria uma área de respiro tranquila, em sintonia com a praça da igreja. Ao recuar dois de seus lados, o edifício forma um pátio voltado para a rua principal e abre um corredor que o conecta ao novo centro do quarteirão. Os outros dois lados são mais espessos e abrigam áreas fechadas com infraestrutura. Instalado em um terreno levemente inclinado, o mercado tem uma presença marcante, mas discreta e atemporal — um refúgio urbano que é aberto, ativo e acolhedor.



O projeto se inspira em construções urbanas simples e bem organizadas, que favorecem a vida ao ar livre. É um abrigo feito com poucos materiais, aproveitando o trabalho de artesãos locais: concreto (no piso e nos anexos) e madeira (na estrutura, nos revestimentos, nas esquadrias e na cobertura). As estruturas técnicas e os sistemas de montagem ficam aparentes, o que facilita sua manutenção e aumenta sua durabilidade. O telhado de telhas de larício não tratado garante ventilação no inverno e frescor no verão.




A estrutura de tesoura entre pilares e vigas suaviza a aparência dos elementos que sustentam e estabilizam o prédio. O desenho alternado das treliças — com uma a cada duas invertida — dá ritmo e movimento à repetição da estrutura. As placas do telhado, parecidas com brânquias, se apoiam em caibros suspensos pelas terças. Em contraste com a leveza do telhado, os anexos formam volumes espessos e sólidos, integrados ao piso de concreto. Eles incluem grandes aberturas, com painéis de madeira bruta fixos ou móveis. Um sistema de contrapesos com roldanas facilita a abertura das venezianas, permitindo o funcionamento do bar-quiosque e dos módulos de exposição.













