Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA

Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Fotografia de Exterior, MadeiraMumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Fotografia de ExteriorMumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Imagem 4 de 42Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Imagem 5 de 42Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Mais Imagens+ 37

Puerto Octay, Chile
  • Arquitetos: DRAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcos Zegers
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Glasstech, Hilam, INGEPANEL, Topwood
  • Categoria: Museu
  • Arquitetos Responsáveis: Nicolás del Río, Felipe Camus
  • Colaboradores: Daniela Farias, Fernanda Urquiza, Matías Rivera, Begoña Von Marees, Antonia Witto, Ane Gilo, Victoria Fuchslocher, Josephine Walbaum, Camila Mendoza, Florencia Barrera
  • Construção: Luis Márquez
  • Engenharia Estrutural: Enzo Valladares
  • Engenharia : VPA Ingenieros
  • Cidade: Puerto Octay
  • País: Chile
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Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Fotografia de Exterior, Madeira
© Marcos Zegers

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fomos encarregados de projetar um museu para abrigar a maior coleção de motocicletas antigas do país, anteriores ao domínio das grandes corporações que tomaram a cena na década de 1970.

Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Fotografia de Exterior
© Marcos Zegers
Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Fotografia de Exterior, Madeira
© Marcos Zegers

O local selecionado é um amplo terreno nos arredores de Puerto Octay, ao lado da fronteira Cardenal Samoré em direção à Argentina e parte da famosa Rodovia Panamericana que conecta o Alasca à Terra do Fogo, bem conhecida e romantizada pelos entusiastas de motocicletas.

Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Fotografia de Exterior
© Marcos Zegers
Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Imagem 18 de 42
© Marcos Zegers

O cliente solicitou um edifício enraizado na tradição local, herdando o legado da colonização alemã no sul do Chile em meados do século XIX. Deveria ser amplo o suficiente para exibir as motocicletas com a maior liberdade possível, ao mesmo tempo que respondesse às qualidades cênicas do local, de suaves colinas que descem em direção ao lago Llanquihue sob a imponente presença do vulcão Osorno.

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Planta - Primeiro Nível

Abordamos essas variáveis principais através de um edifício de madeira composto por um "piano nobile" com um espaço expositivo de planta livre e um nível de acesso que abriga os serviços, incluindo uma pequena cafeteria e uma loja.

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Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Imagem 4 de 42
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O "piso nobre" é composto por três pavilhões de madeira sobrepostos, construídos com pinus laminado mecanizado por CNC, elevados sobre uma base de concreto escalonada contra a encosta, com vistas para o lago Llanquihue e para o vulcão Osorno.

Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Fotografia de Exterior, Madeira, Viga
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Para o revestimento exterior, utilizamos o mesmo pinus, submetido a um tratamento térmico que melhora significativamente sua resistência às intempéries — um edifício de madeira revestido em madeira, como dita a tradição.

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A sobreposição dos três volumes segmenta a sala de exposição sem dividi-la, permitindo pausas na narrativa expositiva. A proposta espacial do "piso nobre", fragmentada, mas ininterrupta, surgiu como uma resposta ao tipo de exibição que abrigaria o museu: centenas de motocicletas, cada uma com sua própria história e interesse, mas interconectadas através de múltiplas perspectivas dentro de um mesmo roteiro curatorial. Os pavilhões deslocados geram focos e pausas, necessários para a narrativa, mitigando a fadiga do visitante e prolongando sua atenção.

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Corte - AA

Cada pavilhão é composto por vigas de madeira entrelaçadas, convertendo cada plano de cobertura em um diafragma rígido conectado ao seu vizinho através de anéis de aço disfarçados como claraboias. A luz entra no edifício através de um exercício puramente estrutural inerente à sua resolução arquitetônica essencial.

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Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Imagem 19 de 42
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Essa conexão entre diafragmas é rígida o suficiente para eliminar a necessidade de elementos estruturais adicionais que poderiam comprometer as possibilidades aéreas da exibição.

Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
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Embora a pré-fabricação com kits de madeira mecanizados por CNC represente a vanguarda da construção em madeira no Chile, o verdadeiro avanço tecnológico reside em substituir as complexas uniões metálicas por apenas alguns parafusos de engenharia Rothoblaas. A tecnologia aplicada nesses pequenos, mas significativos, elementos metálicos encapsula a distância entre nós como sociedade e os primeiros colonos alemães e a tradição que originaram.

Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA - Imagem 30 de 42
© Marcos Zegers

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Cita: "Mumo, Museu da Motocicleta / DRAA" [Mumo, Museo de motocicletas / DRAA] 11 Jun 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1030810/mumo-museu-da-motocicleta-draa> ISSN 0719-8906

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