
-
Arquitetos: Posto 9
- Área: 2244 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura de alteração e ampliação de dois edifícios pré-existentes de comércio e habitação situados no Largo do Terreiro do Trigo em Alfama, centro histórico de Lisboa.




Apesar de serem dois edifícios, a proposta desenvolveu-se tendo como propósito claro a fusão num só edifício, com uma entrada única e uma circulação fluída, apesar das fachadas manterem as suas diferenças e características específicas.

O facto de o conjunto ser constituído por várias fachadas que comunicam diretamente com o largo frontal do Terreiro do Trigo e um largo a tardoz das laranjeiras, este último muito acolhedor e sem acesso de carros, ditou a localização do acesso principal do edifício no Largo das Laranjeiras – acesso pedonal com a muralha fernandina como pano de fundo.

A partir deste novo acesso, toda a comunicação vertical do edifício foi redefinida, estabelecendo uma nova configuração interior com áreas e programas concordantes com as exigências e necessidades contemporâneas.

O contraste com a estética clássica dos elementos patrimoniais que se preservaram - azulejos, cantarias e varandins, permitiu desenvolver um edifício que respeita a sua origem pré-pombalina aliada a uma linguagem de reinterpretação dos seus elementos génese.



























