
-
Arquitetos: Shell Arquitectos
- Área: 2580 m²
- Ano: 2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto responde ao pedido de criar uma nova Escola de Aprendizagem Precoce (Early Learning School - ELS), uma edificação independente, mas que mantém a conexão com os demais blocos e áreas esportivas, fazendo parte de um plano mestre para a expansão da escola Altair.


A edificação ovalada de 2 níveis abriga 14 novas salas de aula, ateliês e espaços administrativos, ambientes rodeados inteiramente por áreas verdes e recreativas que convidam as crianças a explorar e se conectar com a natureza. O projeto desfoca os limites através de divisões transparentes e vazadas, possíveis por meio de uma estrutura em concreto armado aparente que libera o térreo e emoldura os níveis, enfatizando a conexão entre interior e exterior, e permitindo que a vegetação se integre às salas de aula.


Cria-se uma atmosfera interna a partir da qual se tem um registro integral de todos os ambientes, a mesma que concentra o pátio principal, com uma rampa escultural de madeira que conecta ambos os níveis, mas que também é uma extensão da área recreativa. A transição se materializa através de corredores contínuos cobertos por beirais de concreto aparente de 3m de largura, que protegem do sol e servem, por sua vez, como possíveis extensões das salas de aula em situações de chuva, enriquecendo a experiência das crianças diante das variações climáticas.


O espaço central se expande através dos núcleos de circulação, sendo a entrada principal uma zona de espera e uma transição controlada sem muros, onde a escada rosa ganha destaque, coroada por um óculo que dá as boas-vindas com a entrada pontual da luz.

A metade do nível superior se transforma em uma varanda voltada para o pátio interno da elipse e para as quadras esportivas nos fundos; uma zona de aprendizado ao ar livre, de descoberta, descanso e brincadeira, onde as crianças interagem e respeitam a natureza por meio de seu cuidado, espaço alcançado através de um projeto paisagístico que acompanha a metodologia de ensino da escola.


As experiências se desenvolvem dentro e ao redor de uma volumetria pura e simples em suas formas e acabamentos, com traços pensados para alinhar cada elemento horizontal e vertical que a compõe, visíveis nos encontros entre laje e muros, corrimãos e grades. A simplicidade das superfícies é intencional, com o objetivo de que posteriormente sejam decoradas pelo usuário, de acordo com o que cada espaço necessitar e produzir. A edificação ovalada também permite liberar as extremidades, criando uma praça pública para receber alunos e visitantes, acompanhada por um espaço vazado com vegetação que ecoa a transparência interna.