
-
Arquitetos: Vandervort Architects
- Área: 270 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Benjamin Benschneider
-
Fabricantes: AEP Span, Caesarstone, Fleetwood , Kolbe, La Cantina Doors, Nora Lighting, Rais, Sub-Zero, Weatherwood, Wolf

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na Ilha Crane, no estado de Washington. Crane não possui acesso por balsa e, embora haja uma estrada circular ao redor da ilha, a maioria dos visitantes chega de barco. O local é uma espetacular península rochosa e arborizada que avança para o Deer Harbor. Nesse contexto, uma casa já existente ocupava o terreno, e a nova construção foi posicionada dentro de sua antiga implantação, com o objetivo de minimizar o impacto no entorno e aproveitar ao máximo as vistas disponíveis.



O principal objetivo do projeto era criar uma relação mais profunda com as diversas vistas da água presentes em três lados do terreno — algo que a casa original não explorava. Ao mesmo tempo, a proposta buscava integrar-se funcionalmente ao fluxo de circulação no entorno. Isso incluía a chegada pelo píer pré-existente, que serve como principal ponto de acesso; a conexão com a casa de hóspedes e com a garagem existentes (esta última posteriormente demolida e reconstruída); além da articulação com os espaços ao ar livre do local, tanto os naturais quanto os cuidadosamente projetados. O resultado é uma casa de 270 metros quadrados com as áreas de estar voltadas para as amplas vistas a oeste e orientadas para a chegada do píer, e os três quartos ocupando o lado leste com vistas mais íntimas/filtradas da enseada privada adjacente.

O espaço principal de estar é planejado como um pavilhão com um ritmo de estruturas de madeira criando o volume e nichos revestidos com a técnica shou sugi ban definindo espaços individuais dentro deles. Cada espaço se relaciona com o local e a vista de sua própria maneira. A área de estar captura a "grande" vista, uma extensão ininterrupta do Mar Salish, bem como o fundo florestal da lareira de concreto. A cozinha e as áreas de jantar, por sua vez, desfrutam da "vista perfeita": o mar aberto filtrado por abetos e afloramentos de rocha. Por fim, a área familiar se conecta ao gramado central com as atividades ao ar livre ocorrendo ali.


A forma exterior da casa é uma combinação única de beirais assimétricos definidos em inclinações ligeiramente diferentes para expressar os dois volumes, reconhecer o caráter das vistas e fornecer abrigo contra os elementos. Os materiais exteriores da casa – cedro envelhecido, concreto pigmentado e telhado de metal escuro - foram projetados para se misturar com a paisagem, de modo que um barco passando pela propriedade talvez nem perceba a casa escondida entre as árvores. Tanto as formas exteriores da casa quanto seus materiais têm uma conexão vernacular – ritmo estrutural, janelas em malha, revestimento de largura aleatória - que se relaciona à variedade de habitações históricas das Ilhas San Juan, enquanto também expressa sua contemporaneidade através da clareza dos detalhes realizados pelos muitos artesãos envolvidos.



Como empresa, abordamos cada novo projeto com o objetivo de responder às metas/influências do cliente e às oportunidades/responsabilidades apresentadas por um local incrível como este, para criar uma casa única que não se assemelha a nenhuma ideia preconcebida que nós ou o cliente pudéssemos ter no início e que, no final, parece pertencer ao seu lugar.





















