Parque Ferroviário e Museu das Zonas Úmidas do Mar Amarelo na China / DuShe Architectural Design

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  • Categoria: Parque, Remodelação
  • Projeto Arquitetônico: DuShe Architectural Design Co. Ltd., Shanghai
  • Paisagismo: DuShe Architectural Design Co. Ltd., Shanghai
  • Projeto Colaborativo: Arcplus Institute of Shanghai Architectural Design & Research(Co.,Ltd.)
  • Consultoria Parede Cortina: BRM Façade Technology (Shanghai) Co., Ltd.
  • Projeto De Paisagismo: Chongqing Daye Landscape Creative Design Co., Ltd.
  • Cliente: Yancheng Railway Investment Development Co., Ltd.
  • Cidade: Yancheng
  • País: China
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Parque Ferroviário e Museu das Zonas Úmidas do Mar Amarelo na China / DuShe Architectural Design - Imagem 2 de 39
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Após a transformação da antiga estação ferroviária em Yancheng no "Museu das Zonas Úmidas do Mar Amarelo da China", a plataforma original da estação não foi demolida da maneira usual. Em vez disso, a estrutura foi integrada ao museu e às zonas úmidas, dando origem a um parque municipal. Mais empolgante ainda é o fato de que parte dela foi convertida na área pública do hotel — uma transformação inovadora e sem precedentes.

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De Monstruosidade a Ícone
A pesquisa inicial revelou que o que mais marcou o arquiteto foi a atmosfera desoladora do local. A plataforma, recém-desativada, permanecia quase intacta em seus elementos — pilares de aço, coberturas de treliça e trilhos ferroviários — como se silenciosamente expressasse o desejo de se retirar do palco da história. Como parte do plano abrangente de revitalização da antiga estação ferroviária, surgem ao redor museus e parques de zonas úmidas, hotéis cinco estrelas, centros internacionais de conferências e outros empreendimentos. Nesse contexto, o Parque Ferroviário atua como elo conector, integrando os diferentes blocos funcionais por meio de um eixo paisagístico voltado à circulação de pedestres.

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Além da Arquitetura: A Arte da "Micro-Renovação" na Fachada
Diferente das renovações arquitetônicas, plataformas e ferrovias pertencem a "estruturas", e a renovação de tais estruturas "não arquitetônicas" requer mais atenção ao controle do grau de intervenção. Como parte importante da memória urbana, plataformas e ferrovias carregam a nostalgia de muitas pessoas. Após várias rodadas de comunicação com os proprietários e autoridades competentes, a estratégia de design de "micro-renovação com intervenção leve" gradualmente surgiu.

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Maquete - Plataforma e piso de tábuas

A cobertura da plataforma é a estrutura mais importante no local. Durante a reforma, os componentes gerais são mantidos, e apenas um tratamento de pintura superficial é realizado para garantir desempenho contra incêndio e corrosão. Claraboias são adicionadas no telhado. Enquanto aumentam a iluminação do solo para garantir o crescimento das plantas, as características estruturais da treliça são destacadas através da luz.

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Análise axonométrica - Parque ferroviário conecta edifícios vizinhos
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A disposição da paisagem segue o layout natural. Na área da plataforma original, apenas o piso é substituído, enquanto os trilhos e dormentes são todos mantidos em seu estado original. Ao mesmo tempo, caminhos de tábuas diagonais são instalados para conectar as plataformas dos dois lados com a área ferroviária. A área ferroviária, que antes só podia ser vista de longe, agora se tornou um parque ferroviário que as pessoas podem visitar de perto. Dois trens antigos tornaram-se parte do parque ferroviário. Os visitantes podem entrar nos antigos trens, tirar fotos, tomar café e vivenciar a cultura ferroviária de perto. 

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Relação entre pequenas construções e ferrovias

Da Estrada à Parede: Como o Lastro Ferroviário Reinventa a Arquitetura
Como utilizar um pouco da brita da ferrovia original após o paisagismo parcial? Este caso apresenta uma ideia inovadora: criar muros e edifícios. Os componentes do calçadão são feitos de chapas de aço escuras resistentes a intempéries, que são integradas aos dormentes ferroviários originais. O projeto utiliza materiais locais, coleta brita ferroviária e a usa como um muro de gabião para preservar as memórias naturais e rústicas do lugar tanto quanto possível. Um pequeno volume é adicionado na área ferroviária, incluindo funções como banheiros e salas de informática. Dois outros volumes são dispostos de maneira intercalada, conectados às plataformas dos dois lados e à área do paisagismo ferroviário através de um calçadão. O muro de gabião é feito a partir da brita ferroviária coletada no próprio local, com o objetivo de criar um efeito de construção que se desenvolve de forma orgânica.

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Partindo do Passado, Chegando ao Futuro
Os governantes da época esperavam que a transformação dessa plataforma fosse original e inovadora, não apenas como um parque, mas um modelo para a ativação e utilização da antiga ferrovia. Eles também foram ao local várias vezes para investigar e propor a ideia de manter todas as plataformas e transformar parte delas na área pública do novo hotel.

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Reutilização de plataforma no lobby do hotel
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Essa ideia inspirou a equipe de projeto, mas o desafio que enfrentaram foi que o abrigo da estação era um edifício temporário e não podia ser usado. Portanto, o telhado foi redesenhado sob o abrigo da estação, e equipamentos mecânicos e elétricos foram posicionados utilizando a diferença de altura entre o telhado e o abrigo. A nova estrutura também abrangeu a decoração interna: a ferrovia preservada foi revitalizada internamente, trens foram transformados em restaurantes, e plataformas foram transformadas em áreas de recepção e bares.

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Galeria do Projeto

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Sobre este escritório
Cita: "Parque Ferroviário e Museu das Zonas Úmidas do Mar Amarelo na China / DuShe Architectural Design" [China Yellow Sea Wetlands Museum Railway Park / DuShe Architectural Design] 07 Mai 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1029702/parque-ferroviario-e-museu-das-zonas-umidas-do-mar-amarelo-na-china-dushe-architectural-design> ISSN 0719-8906

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