
-
Arquitetos: Alexander Symes Architect
- Área: 215 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Barton Taylor
-
Fabricantes: AAH, Holcim, James Hardie , Lysaght, Sussex Taps

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estrutura original no terreno era carinhosamente conhecida pela comunidade local como "Casa Bolo". Seu formato agudo, semelhante a uma pipa, servia como ícone e ponto de referência para surfistas na cidade litorânea de Mollymook. Respeitar e aprimorar essa forma icônica tornou-se o conceito central do projeto. Além disso, foram priorizados uma envoltória de alta performance, durabilidade e proteção contra ressacas.



A Casa Bolo foi atualizada para incorporar os princípios Enerphit do Passive House, incluindo alta isolação térmica, ausência de pontes térmicas, baixa infiltração de ar, envidraçamento de alto desempenho e um sistema de ventilação com recuperação de calor. No entanto, o projeto foi pensado para funcionar como uma cabana de praia passiva de modo misto, projetada para resistir ao contexto extremo em que se insere e a um clima cada vez mais intenso. A casa opera com 100% de energia elétrica e atingiu consumo líquido zero de energia (-7.000 kWh/ano revertidos para a rede) graças a um sistema fotovoltaico instalado no local.









A programação dos ambientes permaneceu semelhante, com a cozinha e a área de convivência voltadas para o mar no pavimento superior, e os quartos localizados no nível inferior. Um aterro paisagístico foi construído em torno do andar térreo para proteger os cômodos contra o aumento das ressacas, funcionando como uma duna de areia de apoio. O hall de entrada em formato de diamante, que conecta os dois níveis, foi mantido e aprimorado. O icônico telhado em forma de "pipa" foi reinstaurado, com linhas ainda mais definidas, e parece flutuar levemente sobre os espaços internos. A leveza da cobertura é ancorada pela madeira de demolição reciclada e pelo concreto neutro em carbono, formado a partir do revestimento de alumínio original.









































