
-
Arquitetos: DREAM
- Área: 2775 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Cyrille Weiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura DREAM acaba de concluir um projeto de renovação urbana com impacto social em Saint-Denis, Paris. Localizado na Rue Fraizier e na Rue du Landy, este novo complexo residencial marca um grande passo na revitalização do bairro, 24 anos após um incêndio trágico que destruiu um edifício em ruínas. Sendo o primeiro empreendimento habitacional sob um contrato de arrendamento de patrimônio compartilhado francês (BRS-Bail Réel Solidaire) a ser entregue em Saint-Denis, o edifício combina ambição arquitetônica com uma integração harmoniosa ao tecido urbano.



Reparando o bairro histórico, reconstruindo laços sociais. Na noite de 1º para 2 de fevereiro de 2001, um incêndio mortal devastou um antigo edifício em ruínas na Rue Fraizier, expondo condições de vida precárias. Explorados por proprietários de imóveis decadentes, esse edifício simbolizava habitação de qualidade inferior e a urgente necessidade de transformação urbana. Hoje, o bairro está passando por uma regeneração em direção a uma maior inclusão e bem-estar, mais diversidade social e mais espaços verdes. O complexo residencial entregue pela DREAM incorpora essa visão renovada.

Unidades habitacionais únicas. Com 44 unidades habitacionais — 22 para aluguel social e 22 para propriedade habitacional social (BRS) — o projeto visa traduzir as qualidades de lares individuais em habitação coletiva, com uma tipologia específica para cada unidade, a maioria das quais são de passagem e multi-orientadas, com espaços ao ar livre de alta qualidade. Cada unidade está em conformidade com as novas diretrizes de qualidade de construção da Plaine Commune e foi projetada com atenção particular ao uso e à orientação: são iluminadas, confortáveis e bem ventiladas. As unidades apresentam verdadeiras sequências de entrada com depósito, cozinhas com luz natural direta que podem ser fechadas, se desejado, e grandes janelas panorâmicas. Todas as áreas de estar estão conectadas a uma varanda ou, no térreo, a um jardim.



Construção off-site: um design gráfico e de baixo carbono. A estética do projeto é expressa através de uma composição rítmica e gráfica de volumes. O uso alternado de materiais crus nas fachadas — madeira e metal — combinado com finos brises de madeira e as partes inferiores das varandas suaviza o efeito de massa e cria uma leveza visual genuína. Essa interação de materiais e texturas promove uma integração sensível ao seu ambiente urbano. A forma do edifício, resultante de uma análise morfológica e ambiental do local, garante uma gestão ideal da luz solar e sombra, ao mesmo tempo em que oferece uma ampla gama de espaços ao ar livre. Para esta estrutura mista de madeira e concreto, a pré-fabricação foi um fator fundamental para a qualidade e a coerência da construção. Todas as fachadas em estrutura de madeira, incluindo revestimento metálico, marcenaria e defletores, foram totalmente fabricadas na oficina, garantindo a qualidade ideal da execução e detalhes precisos. As varandas, construídas com estruturas autoportantes de madeira e metal, também foram inteiramente pré-fabricadas. Apoiadas em vigas escalonadas, elas se integram elegantemente ao conjunto, refinando a silhueta da fachada.

Um Pátio Verde e Espaços Compartilhados. O bloco residencial apresenta um amplo jardim visível através de dois saguões de passagem acessíveis pela Rue du Landy e pela Rue Fraizier. Quase todas as unidades habitacionais se beneficiam plenamente desse pulmão verde. Além disso, o projeto dá ênfase especial aos espaços compartilhados, projetados em colaboração com a Plaine Commune Habitat para promover a interação e a diversidade social. O amplo e acolhedor hall de entrada incentiva os moradores a se encontrarem — é um espaço comunitário. Jardins na cobertura de cada edifício proporcionam áreas de relaxamento e intercâmbio social. Por meio deste projeto, a agência DREAM oferece aos moradores um ambiente reinventado, seguro e inclusivo.

.
.















