
-
Arquitetos: SPACE CHA
- Área: 571 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Kiwoong Hong

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sihaon, localizado em Ulsan, na Coreia do Sul, foi planejado como um espaço cultural complexo onde eventos, como casamentos, e uma cafeteria poderiam operar juntos em abril de 2021. Foi concluído ao longo de aproximadamente três anos até maio de 2024. O edifício é composto pela Sihaon House e Sihaon Cafe no primeiro andar, destinado às cerimônias de casamento e operações de café, Sihaon Avil no segundo andar, servindo como sala de espera para a noiva e um espaço para pequenos eventos familiares, e Sihaon Garden no primeiro "subsolo" aberto com um amplo gramado para casamentos ao ar livre.


A característica mais marcante do Sihaon é a cor de sua fachada, que carrega um forte valor simbólico ligado à trajetória do proprietário. Nos anos à frente de um negócio voltado para casamentos, ele visitava Barcelona com frequência, impulsionado pela natureza de seu trabalho. Ele desejava, portanto, um edifício que capturasse o romance e a paixão da cidade, refletidos na arquitetura de cor vermelha. Através de múltiplas amostragens, três diferentes tons de vermelho foram selecionados, cada um variando em temperatura, saturação e brilho. Considerando o clima e a luz solar em Ulsan, assim como o processo de envelhecimento do edifício, a cor ideal foi determinada e aplicada. Além disso, havia o desejo de que o Sihaon servisse como um cenário extraordinário onde eventos significativos, como casamentos, pudessem ser registrados.




Sihaon tem sua fachada aparentemente simples enriquecida através de vários elementos. Se a primeira característica distintiva é a cor exterior, a segunda são as alturas variadas das "costelas" anexadas às paredes externas do edifício. Quando visitamos o local pela primeira vez há três anos, consideramos a intensa luz solar direta e buscamos refletir as características da região de maneira mais vibrante possível. Além disso, se compararmos a vida a uma escada, o Sihaon se propõe a ser um patamar — um momento de pausa e respiro para quem o visita. Essa metáfora traduz o valor da empresa em criar um espaço acolhedor, que oferece alívio no meio da jornada. Ao mesmo tempo, expressa a visão do Sihaon sobre o casamento: o desejo de que cada pessoa encontre alguém com quem possa subir os próximos degraus, lado a lado.




Onde há encontros, sempre há despedidas. Durante o longo período de construção, tornou-se necessário reduzir realisticamente a área devido a restrições orçamentárias, o que levou ao abandono do plano inicial para o volume do café. Em memória à ele, foi criado um lago, introduzindo um senso de ritmo e fluidez ao conjunto. Essa mesma vitalidade se estende ao outro volume, onde claraboias foram instaladas sobre a área de trabalho dos funcionários, permitindo que a luz natural destaque os movimentos ritmados e dinâmicos dos baristas, transformando sua rotina em uma espécie de celebração visual.

A terceira, por fim, é uma variação da sequência. Levando em conta as alturas das árvores ao redor, o Space Cha planejou as alturas variadas das paredes, com fendas onde se encontram. Enquanto no Sihaon, pode-se desfrutar de uma vista panorâmica das montanhas, com as linhas de visão intencionais criando cenas diversas, dentro quisemos injetar vitalidade através de múltiplas sequências para evitar que o tempo se tornasse monótono. À medida que as pessoas entram na Sihaon House, elas encontram primeiro uma janela alta emoldurando os Alpes Yeongnam como uma pintura, e ao se sentarem, podem desfrutar das vistas do lago e da paisagem através de janelas de diferentes alturas. Como resultado, a luz do sol abundante entra, minimizando a necessidade de iluminação artificial, criando um estado fisicamente confortável sem iluminar diretamente o espaço.
















