

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na comunidade de Xiangtang, aos pés da montanha na parte norte de Nanjing, China, o centro comunitário é um edifício público multifuncional que recebe atividades formais, como reuniões, exposições, recepções e exibições. O volume está localizado em um vale na porção sudoeste da comunidade, limitado por uma encosta ao norte, um desfiladeiro para drenagem ao sul e um espaço verde aberto ao leste. Há um volume existente de dois andares no local que precisa ser preservado. O tamanho total da edificação é de cerca de 1.370m2.


Conceito de Projeto - Na arquitetura residencial tradicional chinesa, onde uma grande família vive junta, o salão principal chamado "Tang Wu" é o espaço familiar doméstico mais importante. É um espaço não apenas para a vida diária, encontros, realização de rituais e cerimônias, mas também um lugar para mostrar a riqueza e o status da família, geralmente com um gesto arquitetônico formal materializado em um espaço de pé-direito alto, escuro e semiaberto.


Como centro de encontros públicos, o volume se torna naturalmente o "Tang Wu" da comunidade. Ele possui um espaço interno alto e grande que acomoda atividades formais, como conferências e cerimônias. Ao mesmo tempo, oferece muitos espaços públicos abertos para os moradores e turistas, incentivando a interação social. Um grande telhado flutuante unifica os espaços e atividades formais e informais de maneira simples e fácil.



Ele evita intencionalmente o estilo arquitetônico vernáculo e aplica materiais e estruturas contemporâneos com certa representação visual e espiritual da arquitetura tradicional. Até certo ponto, é como um guarda-chuva aberto ou um chapéu de bambu flutuante, vagamente escondido na vegetação exuberante da natureza. As cumeeiras ondulantes e linhas escuras do telhado coexistem harmonicamente com as casas rurais dispersas ao seu redor.


Inovação Estrutural – Para alcançar a desejada sensação de flutuação, foi desenvolvida uma solução estrutural inovadora para o grande telhado de aço. A cobertura não apenas precisava vencer amplos balanços e vãos consideráveis, como também exigia que cada elemento estrutural fosse o mais esbelto possível. Essa busca pela leveza contribuiu para a expressão delicada e elegante da composição, reforçando visualmente a leveza proposta pelo projeto.


Com a ajuda da ferramenta Grasshopper no Rhino e com base na análise de força Karamba3D, exploramos um fluxo de trabalho adequado para os arquitetos desenvolverem o projeto estrutural na fase de proposta, e concluímos com sucesso a estrutura assimétrica e complexa do telhado.




































