
-
Arquitetos: BRUTO arquitectura
- Área: 130 m²
- Ano: 2025
-
Fotografías:Sebastián Aguilar
-
Fabricantes: Bosch, DIRIL, Lyte, Mezcla, Rozen, Samic, T-Con


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é definido por um único gesto estrutural simples e poderoso: Duas vigas de concreto armado que suportam a laje que abriga a casa.

Tipologia: A planta divide-se numa área social e numa área privada articuladas por um núcleo de serviços que define ambas as áreas. Os serviços são compactados, dando espaço à entrada da habitação através do vestíbulo exterior. Este ganha presença ao revelar a tela de concreto armado como pano de fundo.


Materialidade: A linguagem encarrega-se de dar expressão à simplicidade da planta. Utilizando materiais de impacto como o concreto armado e a madeira queimada (Shou-Sugi-Ban), método de origem japonesa que consiste numa ligeira carbonização da superfície da madeira.



O revestimento exterior visa a sustentabilidade, reutilizando as peças de madeira anteriormente utilizadas na cofragem da tela de concreto, dando-lhes uma nova vida e transformando este material destinado a ser descartado no ícone de expressão da casa.























