
-
Arquitetos: AMASA Estudio
- Área: 52 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Zaickz Moz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na remodelação e ampliação do segundo nível de uma casa localizada no centro de Coyoacán, México. O esforço dedicado à otimização de recursos resultou na ampliação do espaço original, cujo programa consiste em um estúdio e oficina de produção artística.


Daniela Riquelme é uma artista da Cidade do México. Seus meios são a pintura e a joalheria. Ela utilizava originalmente o andar superior da casa como seu ateliê. No entanto, com o passar dos meses, a artista notou que as condições do espaço deixaram de ser estimulantes, tanto por requisitos de espaço quanto de iluminação, para sua criação artística.

Sendo assim, a proposta de remodelação do ateliê gerou uma modificação integral do andar superior para que o espaço pudesse beneficiar a produção artística; isso foi alcançado por meio da abertura de vãos, instalação de móveis, marcenaria e serralheria; a aplicação de cor; uma adição do programa com estúdio-oficina e espaço expositivo, mas acima de tudo; com a inserção de luz natural.

A ampliação se articula em torno do acesso por meio de uma escada helicoidal preexistente, que divide o ateliê em duas partes. Na primeira seção encontra-se a área de estudo com acesso ao terraço e vistas para as copas das árvores que flanqueiam as ruas do centro de Coyoacán; por esse espaço se acessa uma área mais privada que inclui um banheiro completo. Na parede oposta, se estende um móvel de marcenaria que abrange toda a profundidade até a área do ateliê onde Daniela coloca objetos, livros e materiais para as montagens de suas obras: prateleira, mesa de trabalho, gavetas e bancada com pia.

A pia está situada na secção posterior do ateliê. Este espaço foi ampliado em relação ao andar original. O que separa ambas as seções é uma área de circulação contígua à escada, imediatamente abaixo de uma claraboia que ilumina a passarela e a escada com luz. A passarela neste espaço é feita de grade soldada, a qual permite a entrada de luz no primeiro nível, onde estão as áreas públicas da casa, um espaço que de outra forma não teria iluminação natural.


Além de maior amplitude, a seção posterior do ateliê se caracteriza pela iluminação que provém do leste através de uma janela ampla. Assim como as portas que conduzem da primeira seção do ateliê para o terraço, a moldura da janela da segunda seção apresenta uma serralheria cuidadosamente trabalhada em um vibrante tom de vermelho, projetada para girar sobre seu eixo e ventilar o ateliê. Adicionalmente, a secção posterior possui um sistema de cobertura diferente do resto do andar.

Os forros projetados no estilo "dente de serra" possuem as qualidades lumínicas mais adequadas para a produção e exposição de pintura, permitindo aproveitar a luz do sol de maneira indireta, evitando ofuscamentos ou sombras. As três aberturas zenitais por onde entra luz indireta também estão voltadas para o leste. Ao longo deste andar — ateliê, escada, estúdio, corredor e terraço — a cor vermelha da serralheria foi selecionada pela equipe de projeto como a cor mais representativa e cativante da obra de Daniela Riquelme, cuja produção artística ocorre sob a luz do leste, do segundo nível desta casa localizada no centro de Coyoacán.
