
-
Arquitetos: Buro NØRD Architectuur
- Área: 1200 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Stijn Poelstra | Maarten Meester

Descrição enviada pela equipe de projeto. A loja é um dos locais de trabalho do complexo penitenciário. Este edifício ocupa um lugar especial dentro do regime penitenciário. É um ambiente social onde os reclusos podem ganhar algum dinheiro extra e adquirir experiência de trabalho. Importante considerando a sua ressocialização após o cumprimento da pena.


O edifício de trabalho é composto por três zonas; expedição, mercearia e instalações de apoio/supervisão. Para maximizar a flexibilidade e capacidade de adaptação do edifício, a construção é constituída por treliças de grande vão dentro das quais o espaço pode ser dividido livremente. As fachadas e as paredes interiores não são resistentes e podem ser facilmente modificadas. A estabilidade da construção é gerada por travessas em duas direções entre os pilares. Nas laterais das zonas de expedição, as treliças formam uma cobertura com uma generosa saliência sob a qual as cargas e descargas podem ocorrer em ambiente seco e abrigado.


O ponto focal do projeto é contribuir para a perspetiva dos reclusos sobre a vida fora dos muros. Transformando a loja num espaço amplo, luminoso e confortável onde todos os componentes de segurança estão (invisíveis) integrados no design da forma mais cuidada possível. A utilização de materiais quentes e robustos criou um ambiente de trabalho que pode resistir a uma ou duas pancadas, mas com um aspeto confortável.

A sustentabilidade e a circularidade tornaram-se um pilar fundamental da política de justiça para a habitação nos últimos anos. A construção da loja é composta por colunas e asnas de madeira CLT. As fachadas são em madeira não tratada termicamente modificada e revestimento em policarbonato. O rodapé é feito de elementos pré-fabricados de betão epóxi.


A estrutura, fachada e cobertura podem ser totalmente desmontadas, para que a loja possa ser deslocada para outro local do complexo (ou exterior) ao longo do tempo.































