Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio

Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Exterior, FachadaArena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Imagem 3 de 24Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Interiores, JanelaArena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de ExteriorArena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos Responsáveis: Praveen Bavadekar, Namrata Betigiri
  • Arquiteto Projeto: Ashwani Choudhary
  • Paisagismo: Sudhir Choughule - EcoInscape
  • Estrutura: B.L.Manjunath - Manjunath&Co
  • Programa: Esportivo
  • Cidade: Hubballi
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Niveditaa Gupta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma edificação pode ter duas frentes? Como ela consegue se integrar graciosamente ao seu entorno de um ângulo, enquanto chama a atenção com uma força singular de outro? Como elementos opostos podem encontrar harmonia dentro de uma única estrutura? Essas foram as questões que impulsionaram o projeto da Arena de Esportes na Universidade Tecnológica KLE - uma busca por conciliar as dicotomias da arquitetura e da paisagem, figura e fundo, cidade e campus.

Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Imagem 3 de 24
© Niveditaa Gupta
Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Niveditaa Gupta

Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Exterior
© Andre J. Fanthome / Noughts and Crosses

Inserido dentro do amplo campus de 40 hectares da universidade, o projeto possui uma dualidade única. Ele encara uma movimentada estrada intermunicipal de seis pistas de um lado e se abre para a tranquila extensão do campus do outro, contrastando vigor urbano com jardins tranquilos. As perspectivas conflitantes dentro da universidade também serviram como catalisadoras para a inovação. Enquanto o Chanceler expressava preocupações sobre obstruir as vistas do campus e invadir os espaços verdes, o Vice-Chanceler imaginava a arena como um farol, remodelando a paisagem urbana e afirmando a presença da universidade. Esses pontos de vista opostos se tornam o molde para o processo de projeto.

Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Janela
© Niveditaa Gupta
Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Imagem 22 de 24
Planta - Nível 100.3
Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Interiores
© Niveditaa Gupta

Aproveitando a inclinação natural do local, o volume desce graciosamente para o solo no lado do campus, mantendo uma presença marcante voltada para a cidade. Essa mudança permite que a estrutura se misture com a paisagem, ao mesmo tempo em que faz uma declaração arquitetônica ousada. Apesar das restrições impostas pelos padrões de instalações esportivas, o projeto prioriza a integração com o ambiente. Ao escavar grandes volumes, a edificação dialoga com a paisagem do campus, com os espaços centrais servindo como pontos de ancoragem em torno dos quais as instalações auxiliares giram.

Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Imagem 7 de 24
© Andre J. Fanthome / Noughts and Crosses
Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Interiores
© Niveditaa Gupta

A linguagem arquitetônica enfatiza ainda mais esse diálogo entre forma construída e natureza. Uma cobertura de aço piramidal com uma estrutura intricada coroa os ambientes centrais, enquanto um telhado verde envolve as bordas, esfumaçando as fronteiras entre estrutura e paisagem. O acesso à arena é cuidadosamente orquestrado, com praças e caminhos projetados para estender o tecido social do campus para dentro e ao redor da instalação. Por dentro, o volume atende às suas necessidades programáticas, enquanto por fora, ele se integra perfeitamente ao ambiente do campus.

Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Interiores
© Niveditaa Gupta
Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Imagem 23 de 24
Elevações
Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Niveditaa Gupta

Além de seu papel funcional, a arena aspira a ser um espaço comunitário, transcendendo seu propósito utilitário. Ao tecer praças, caminhos e jardins, ela convida à interação e engajamento da comunidade, esfumaçando as linhas entre espaços internos e externos. Externamente, o revestimento de zinco e a fachada de vidro chamam a atenção, erguendo-se do solo com um ar de grandiosidade. No entanto, sua extremidade voltada para cima e nuances lúdicas sugerem um interior mais íntimo e convidativo.

Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Urbano
© Niveditaa Gupta
Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Imagem 24 de 24
Vistas Isométricas
Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio - Fotografia de Interiores
© Niveditaa Gupta

Conforme a luz do sol dança sobre sua pele de zinco, a arena ganha vida, lançando tons marcantes e revelando vislumbres de seus interiores vibrantes. Ela se destaca como um testemunho de sua complexidade, afirmando sua presença na paisagem urbana ao mesmo tempo que se funde perfeitamente com a paisagem do campus. Em essência, a Arena de Esportes transcende seu papel como uma mera instalação, emergindo como um símbolo de hiperurbanidade em coexistência harmoniosa com seu entorno.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hubballi, Karnataka, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arena Esportiva Universitária - Figured Ground / Thirdspace Architecture Studio" [Figured Ground - University Sports Arena / Thirdspace Architecture Studio] 11 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015252/arena-esportiva-universitaria-figured-ground-thirdspace-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.