Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH

Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 3 de 32Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 4 de 32Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 5 de 32Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: SUPHASIDH
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  196
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jessica Tang
  • Arquiteta Responsável: Peeraya Suphasidh
  • Equipe De Construção: ChangKid Engineering Company Limited, WassaduD
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jessica Tang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Tailândia, resgatei uma antiga técnica de construção com taipa, com a esperança de que a indústria local pudesse aprender algo valioso. Embora essa tecnologia tenha milhares de anos, foi ignorada devido à sua natureza trabalhosa e demorada de compactar manualmente a terra. Trabalhei com nossos empreiteiros e construtores locais para que dominassem essa técnica através de tentativa e erro. Ao encontrar a composição de materiais adequada para o clima tropical, com alta umidade e uma estação de monções rigorosa, adicionamos 10% de concreto para estabilizar a terra compactada. Coletamos amostras de terra de diferentes regiões do país para criar uma fachada com variações de tonalidades. Os elementos estruturais foram projetados em concreto armado, já que a terra compactada não é considerada um material de carga na Tailândia. As fachadas de terra compactada envolvem as colunas do lado de fora, mantendo os acabamentos naturais no interior. Após um processo de construção de dois anos, concluímos um edifício de três andares em uma cidade remota à beira-mar em Chonburi, Tailândia. Com 196 metros quadrados, ele se destaca de forma única neste contexto, tornando todo o esforço dedicado ao processo de projeto e construção uma empreitada valiosa.

Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 4 de 32
© Jessica Tang
Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 27 de 32
Seção 01
Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 11 de 32
© Jessica Tang

O terreno de esquina em Chonburi, localizado a 2,5 horas de carro de Bangkok, foi o local onde as fundações foram cravadas no solo rochoso, o concreto foi derramado sobre as barras de aço e moldes, e a terra foi coletada, preparada e compactada. O edifício foi moldado em camadas, exibindo seu padrão com uma cor que reflete a variação do terreno dos diferentes locais do país. Vigas pré-fabricadas de concreto armado foram colocadas sobre as paredes de terra, que ficam entre as colunas de concreto, andar por andar, o edifício foi tomando forma. Suas paredes de 35 cm protegem o interior dos raios solares, enquanto direcionam o calor residual para cima, sendo expelido e dissipado no nível do telhado, que é protegido pelo leve telhado em estrutura de aço. É possível contemplar a vastidão do mar e sentir a brisa.

Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Jessica Tang
Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 17 de 32
Axo

O programa visa criar um espaço flexível de uso misto, com a opção de incluir uma pequena kitchenette no térreo para servir como café - um local de encontro para visitantes e moradores locais. As aberturas do edifício abraçam o entorno em todos os lados; suas costas se abrem para a cidade abaixo, enquanto a frente está voltada para o oceano.

Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 13 de 32
© Jessica Tang
Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 24 de 32
Planta N3
Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 12 de 32
© Jessica Tang

O edifício é aberto, com controle de temperatura mecânica apenas no térreo, enquanto o segundo andar, com pé-direito baixo, e outros espaços estão abertos ao ambiente. Drenagens foram instaladas em todos os andares para enfrentar a pesada estação de monções tropicais. Como a taipa não é uma estrutura certificada para suportar peso na Tailândia, ela abraça fielmente as colunas de concreto do lado de fora, deixando-as visíveis nos espaços interiores. Os materiais são deixados em seus estágios naturais, com colunas e vigas de concreto expostas. Em relação aos materiais e métodos de construção típicos da área, este edifício adiciona uma qualidade distintiva ao contexto urbano. Ele envolve o transeunte - um olhar ou um sorriso curioso certamente será dado.

Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 14 de 32
© Jessica Tang
Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 5 de 32
© Jessica Tang

A construção deste edifício de taipa desafia as limitações normativas inerentes ao contexto em desenvolvimento. Ele demonstra a possibilidade de alcançar resultados positivos ao trabalhar em colaboração com os construtores, compartilhando e desenvolvendo uma técnica que de outra forma não seria explorada.

Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 3 de 32
© Jessica Tang
Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Imagem 29 de 32
Seção 03

As expressões materiais são resultado de um processo colaborativo entre mãos e ferramentas, que deixam suas marcas distintas. Essas marcas e o processo de criação são gravados nas paredes de terra compactada em camadas. O processo meticuloso é experimentado, aprendido e finalmente dominado por uma equipe dedicada de artesãos. É fascinante observar como a transferência de conhecimento pode aprimorar o ambiente construído, possibilitando o desenvolvimento de conjuntos de habilidades que culminam em um projeto único.

Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Jessica Tang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chon Buri, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Multiuso Chonburi / SUPHASIDH" [Chonburi Multi-Purpose Building / SUPHASIDH] 04 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014981/edificio-multiuso-chonburi-suphasidh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.