-
Arquitetos: MAGarq
- Área: 63 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sofia Schiavoni
-
Fabricantes: ACINDAR, Alba, Awaduct, Calvu, Cerámicas Garuapé, Cetol, Durlock, FV, Klaukol, Loma Negra, Roca, Samsung, Sika, Velux, Vite, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ateliê está localizado em um bairro de baixa densidade da cidade de Posadas, dentro de uma propriedade de um hectare, com vegetação abundante e exuberante. É também onde se situa a casa do artista, em contato permanente com a natureza envolvente. Este contexto especial estabeleceu como diretriz fundamental na implantação do Ateliê a preservação das árvores. Desta forma, o projeto é cercado por árvores com grande folhagem que proporcionam sombra em dias extremamente quentes.
Considerando estas premissas, procurou-se que a obra respondesse a uma planta livre ao jardim. Tendo em conta os fatores ambientais, foi desenhado um esquema simples com uma planta livre e compacta, procurando a orientação mais benéfica para nascente com grandes janelas e claraboias de forma a aproveitar a luz natural durante a maior parte do dia; configurando uma ampla flexibilidade espacial para poder se adaptar aos diferentes usos sugeridos pelo artista.
O Ateliê tem acesso independente pelo lado Sul, na parede Norte abre-se uma janela com vista para um bloco de pinheiros, que pode ser visto a partir da caixa de concreto que emoldura a janela e serve de assento.
No seu interior dispõe de uma ampla zona de trabalho, uma copa com uma grande bancada, uma casa de banho completa e um espaço de arrumação para quadros. A ligação com a construção existente se dá através de superfícies de deck em socalcos e canteiros acompanhados de caminhos em calçada portuguesa; proporcionando ao projeto independência e uma ligação visual que unifica as diferentes construções que coexistem.
Para a conclusão da obra foram escolhidos materiais análogos aos utilizados em construções pré-existentes; materiais locais com baixíssima manutenção. Todo o revestimento externo é resolvido em tijolo aparente comum em combinação com concreto aparente e telhado de telha. A obra foi concebida através da implementação de sistemas passivos em busca de isolamento de alto padrão, paredes duplas com câmara de ar, e paredes e teto brancos no interior com a intenção de aproveitar a luz solar durante a maior parte do dia.