Casa Grid / beef architekti

Casa Grid / beef architekti - Imagem 2 de 37Casa Grid / beef architekti - Imagem 3 de 37Casa Grid / beef architekti - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cozinha, Cadeira, BancadaCasa Grid / beef architekti - Imagem 5 de 37Casa Grid / beef architekti - Mais Imagens+ 32

Trnava, Eslováquia
  • Arquitetos: beef architekti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  296
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Matej Hakár
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE, Andreu World, BoConcept, Case Furniture, Desalto, Gan, Griesser, HAY, Molto Luce, Nesia, Reynaers Aluminium, Woodlife Flooring, Zeitraum, prostoria
  • Arquitetos Responsáveis: Rado Buzinkay, Andrej Ferenčík, Lukáš Valenčin, Zuzana Capková
  • Cidade: Trnava
  • País: Eslováquia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Grid / beef architekti - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Matej Hakár

Descrição enviada pela equipe de projeto. Abraçando a vida entre espaços internos e externos - Nos arredores de Trnava, Eslováquia, um novo bairro residencial está se desenvolvendo. O típico traçado de ruas que se entrelaçam em um tabuleiro de casas leva a vastos terrenos oferecendo vislumbres da beleza natural próxima. Aqui, encontramos espaço amplo para nutrir o conceito de uma casa no nível do solo conectada de forma contínua ao seu jardim. Velada sob a superfície da fachada, que define a forma quadrada da casa, esconde-se uma estrutura interna intricada. Rompendo com a planta convencional de uma casa compacta expandida por terraços, emerge uma paisagem residencial aberta, com zonas de amortecimento estendendo organicamente os espaços interiores em direção ao jardim.

Casa Grid / beef architekti - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Matej Hakár
Casa Grid / beef architekti - Imagem 8 de 37
© Matej Hakár

A fundação de paredes monolíticas mutuamente deslocadas e vidro forma uma composição que se abre ou se fecha em resposta à orientação em direção aos pontos cardeais, à necessidade de privacidade e conexão com o exterior. Estruturas exteriores estendidas ultrapassam o perímetro por um intervalo de dois a cinco metros, preenchendo o espaço conceitual da planta quadrada e expandindo a área de estar da casa para os "quartos ao ar livre". O espaço, com a opção de sombreamento adicional através de telas, cria um ambiente ideal para estadias mesmo nos meses quentes de verão. Introduzindo luz no layout profundo, há um átrio que apoia o conceito de integração da vida interior com o exterior, mantendo a privacidade dos vizinhos.

Casa Grid / beef architekti - Imagem 2 de 37
© Matej Hakár
Casa Grid / beef architekti - Fotografia de Exterior, Fachada
© Matej Hakár
Casa Grid / beef architekti - Imagem 37 de 37
Corte

A intenção era criar uma estrutura espacial generosa com um eixo visual contínuo, que vai da entrada até o jardim. Por exemplo, há uma garagem espaçosa, conectando-se perfeitamente com a entrada e o exterior através de conexões de vidro inteligentes. A qualidade técnica meticulosa do espaço facilitou a adaptação contínua de uma parte dele em uma academia em casa. Ao entrar no espaço aberto, você passa pela ala de hóspedes com suas comodidades. A materialidade robusta do bloco técnico, adornado com revestimento de madeira à direita, cria um contraste marcante com o átrio aberto.

Casa Grid / beef architekti - Imagem 14 de 37
© Matej Hakár
Casa Grid / beef architekti - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto
© Matej Hakár

Em ambos os lados, a área de estar é bem iluminada com amplas janelas voltadas a sudoeste - em direção ao jardim e ao átrio adjacente, abrangendo a sala de estar, área de jantar e cozinha. Portas de vidro deslizantes esfumaçam a fronteira entre interior e exterior. Durante os meses de verão, a vida se desloca em grande parte para o espaço sombreado do terraço. O sistema de construção espelha o layout, com paredes monolíticas de carga complementadas por dois pilares de aço. A laje exterior estendida é construída com estruturas de aço sutis, integrando sombreamento e iluminação. A pureza da fachada é enfatizada por molduras de vidro embutidas e uma mistura de revestimento de fibrocimento, enquanto o telhado adornado com vegetação adiciona um toque natural.

Casa Grid / beef architekti - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Matej Hakár

O "princípio da galeria" do design de interiores enfatiza as qualidades espaciais da casa. As superfícies extensas das paredes, pisos e móveis embutidos são articuladas através de uma brincadeira entre texturas de materiais. Superfícies lisas são alternadas com acabamentos texturizados, criando um jogo de contrastes. O espaço aberto é complementado por algumas peças de mobiliário independentes - como a ilha da cozinha com uma adega. Portas e espaços de armazenamento são integrados perfeitamente nos móveis embutidos.

Casa Grid / beef architekti - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cozinha, Cadeira, Bancada
© Matej Hakár
Casa Grid / beef architekti - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Matej Hakár
Casa Grid / beef architekti - Imagem 36 de 37
Planta - Térreo

Nossa prioridade, como em nossos projetos anteriores, permanece no uso de materiais em sua forma natural. A casa se destaca em seu contexto local por sua austeridade e pureza, resultado de nossa dedicação em refinar a forma final. A elegância está dentro do design espacial, acentuada pela abundante luz natural e superfícies limpas. O resultado não teria sido possível sem o entendimento mútuo e visão compartilhada com o cliente.

Casa Grid / beef architekti - Imagem 17 de 37
© Matej Hakár

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Grid / beef architekti" [House of Grid / beef architekti] 01 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014850/casa-grid-beef-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.