Casa Arriaga / Atelier Cais

Casa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, CorrimãoCasa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Interiores, Prateleira, JanelaCasa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de InterioresCasa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Arriaga / Atelier Cais - Mais Imagens+ 35

Lisboa, Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
Cortesia de Atelier Cais

Descrição enviada pela equipe de projeto. No lugar existia um edifício habitacional do início do século vinte, com uma forte identidade cultural e que, pelas visitas ao lugar, entendemos como parte da memória coletiva dos moradores da Rua Arriaga. O dono de obra tinha como expectativa a construção da sua casa de família e o projeto devia integrar o programa de três quartos, uma sala com ligação ao exterior, um jardim com um tanque de água e uma área de garagem para três carros, um deles de coleção.

Casa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
Cortesia de Atelier Cais

A premissa de reabilitar o existente foi um ponto de partida comum e o desafio era a ampliação da preexistência e a sua articulação com um novo programa espacial e vivencial, num exercício de colaboração. Os elementos interiores existentes estavam em estado de ruína e a organização espacial não correspondia aos modos de habitar, pelo que se optou pela manutenção da fachada da frente e das duas laterais, com alteração total dos interiores e redesenho da fachada tardoz, que encontrámos como um tosco muro cego. Ao desenhar no piso térreo o espaço para a garagem, resolveu-se a mediação da casa com o espaço público.

Casa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Interiores, Pilar
Cortesia de Atelier Cais
Casa Arriaga / Atelier Cais - Imagem 6 de 40
Cortesia de Atelier Cais
Casa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
Cortesia de Atelier Cais

No piso um, organizou-se o grande espaço social da casa: uma cozinha voltada a Este e uma ampla sala voltada para Oeste e comunicante com o jardim. No centro, um volume de água e armários assume-se funcional. Pelo equilíbrio da relação de cotas entre logradouros, não foi possível estabelecer o jardim à cota da sala, pelo que se propôs uma cota de jardim intermédia entre o piso térreo e um. Uma escada metálica leve pretende-se quase omissa. Uma pequena árvore e um tanque de água caracterizam o estar exterior. O piso dois dispõe do quarto dos pais voltado para a frente de rua e dois quartos individuais voltados para o jardim.

Casa Arriaga / Atelier Cais - Imagem 21 de 40
Cortesia de Atelier Cais
Casa Arriaga / Atelier Cais - Imagem 13 de 40
Cortesia de Atelier Cais
Casa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
Cortesia de Atelier Cais

Um vazio iluminado por uma claraboia garante a comunicação entre sala e hall dos quartos. A escada de circulação entre pisos localiza-se na mesma localização da existente, respeitando o sentido volumétrico do corpo saliente da fachada e o eixo visual aí estabelecido. no piso social, o espaço que resulta deste balanço gera um nicho onde se desenha uma mesa com uma forte relação com a janela.

Casa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Interiores
Cortesia de Atelier Cais
Casa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
Cortesia de Atelier Cais

O piso dos quartos corresponde a uma ampliação da pré-existência, sendo que o novo trecho de fachada Este recua do plano da fachada existente, gerando nesse intervalo uma varanda exterior coberta. Este vazio vivencial de articulação garante a leitura do volume original da pré-existência e a pala que cobre a varanda procura estabelecer um sentido de unidade ao conjunto.

Casa Arriaga / Atelier Cais - Imagem 39 de 40
Plantas
Casa Arriaga / Atelier Cais - Imagem 37 de 40
Alçado
Casa Arriaga / Atelier Cais - Imagem 38 de 40
Corte

O embasamento pétreo da fachada da frente parte da recuperação das cantarias existentes, num processo cuidadoso de desmontagem e montagem e nele se resolve o acesso de pessoas, carros e contadores. As fachadas existentes foram reforçadas através de uma projeção de reboco armado e a nova estrutura é de betão armado. Três materiais de revestimento interior resolvem a expressão da casa: madeira de riga, pedra mármore de trigaches e azulejo branco, os dois últimos também aparecem no jardim, pavimento e tanque de água.

Casa Arriaga / Atelier Cais - Imagem 32 de 40
Cortesia de Atelier Cais
Casa Arriaga / Atelier Cais - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
Cortesia de Atelier Cais

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Arriaga / Atelier Cais" 21 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014797/casa-galvao-atelier-cais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.