Apartamento Jamile / Equipe Lamas

Apartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MesaApartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraApartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, BancadaApartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento Jamile / Equipe Lamas - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Equipe Lamas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julia Tótoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Estrutural Esquadrias, Lamas design, Madipê, Marmoraria planalto, Ornatos, reka iluminacao
  • Arquiteto Líder: Samuel Lamas
  • Equipe De Projeto: Gabriel Goes, Camila Abrahão e Anna Albano
  • Execução: Ademasso Rocha
  • Projetos Complementares: Ruy Lamas
  • Serralheria: Valdiron Gonçalves
  • Marcenaria: Marcelo Bilac
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Julia Tótoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O espírito modernista é honrado neste apartamento de 120m2 localizado na superquadra Sul 315 em Brasília e seus espaços são adaptados para a nova vivência. O objetivo do projeto era resgatar os elementos essenciais que caracterizam sua proposta original e realizar intervenções que garantam uma nova espacialidade com atmosfera contemporânea.

Apartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Julia Tótoli

O apartamento estava totalmente descaracterizado pelas reformas dos anos anteriores. O piso em de taco de madeira foi resgatado na mesma paginação original e adicionamos novos materiais que conversam com a estética modernista. A cozinha foi integrada ao estar e o piso de ladrilho revela seu espaço original. Um dos tres quartos também foi incorporado ao estar e transformado numa sala de TV com acesso direto para a cozinha. 

Apartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada
© Julia Tótoli
Apartamento Jamile / Equipe Lamas - Imagem 15 de 15
Planta baixa
Apartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Julia Tótoli

A cliente que anteriormente morava numa casa com jardim, adquiriu este apartamento pela vista aberta ao horizonte e por conter uma pequena varanda para cultivar suas plantas. Para ampliar esta integração com a paisagem e com o estar, substituímos as esquadrias de 4 folhas com abertura deslizante central por outra com 3 folhas deslizantes que concentra  as folhas no canto, aumentando assim seu vão de abertura.  Esta solução além de  integrar completamente a varanda com o estar, permite ventilação cruzada pelas basculantes superiores. 

Apartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Janela
© Julia Tótoli

O ladrilho hidráulico se repete no espaço da varanda na cor verde oliva, trazendo as cores do jardim e das copas das arvores  enquanto na cozinha foi escolhido um tom areia para destacar a bancada de madeira laminada maciça pensada como um grande buffet. O desenho do armário superior também foge das padronizações dos planejados e lembram as estantes modernistas. Para potencializar a iluminação natural e a ventilação cruzada as paredes que  estavam fechando os cobogós foram eliminadas até a altura de um banco.

Apartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Julia Tótoli

A iluminação artificial privilegia a luz indireta por arandelas e objetos de luz. Retiramos o forro de gesso para aumentar o pé direito e deixamos os ambientes todos brancos e limpos para valorizar as obras e arte e objetos adquiridos ao longo dos anos. Todos os espaço recebem o rodapé negativo de alumínio preto para trazer a sensação de leveza, com paredes que parecem flutuar.

Apartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Prateleira, Janela
© Julia Tótoli

Os ambientes contam com peças do próprio arquiteto Samuel Lamas além de designers consagrados como Sergio Rodrigues, Charles Eames, Noguchi,  e as obras de arte  permeiam entre artistas populares nacionais como Poteiro, Tarcisio Viriato e Internacionais como a obra dos francês  Alex Kasproviez no jantar.

Apartamento Jamile / Equipe Lamas - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Julia Tótoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul, Brasília - DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Jamile / Equipe Lamas" 16 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014521/apartamento-jamile-equipe-lamas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.