Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects

Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Imagem 2 de 22Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Fotografia de ExteriorCentro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraCentro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Imagem 5 de 22Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Mais Imagens+ 17

  • Arquiteto Responsável: Sanjay Puri
  • Cliente: Padam Interiors
  • Arquitetos Associados: Omkar Rane, Madhavi Belsare
  • Equipe De Projeto: Arjun Gupta
  • Construção: Jagram Suthar
  • Cidade: Seelwa
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Fotografia de Exterior
© Vinay Panjwani

Descrição enviada pela equipe de projeto. O SANJAY PURI ARCHITECTS apresenta o Centro Comunitário da Vila Nokha, localizado na região desértica de Nokha em Rajasthan, Índia. O volume curvilíneo contorna o terreno para criar um pátio aberto voltado para o norte.

Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Imagem 7 de 22
© Vinay Panjwani

O objetivo dos clientes era criar um memorial para o pai deles, Padmaramji Kularia. Nokha é um distrito indiano em Rajasthan que engloba 144 pequenas vilas. Estudos de vizinhança e das instalações atuais nas escolas alimentaram a necessidade de criar um centro comunitário para todas as faixas etárias.

Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Fotografia de Exterior
© Vinay Panjwani
Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Vinay Panjwani

O volume principal em espiral de 835 metros quadrados se torna um jardim inclinado com dois declives variados, permitindo ser utilizado para recreação e reuniões, e oferecendo vistas da paisagem desértica circundante desde o terraço.

Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Vinay Panjwani
Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Imagem 21 de 22
Corte 01
Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Fotografia de Interiores
© Vinay Panjwani

Abaixo do jardim, no lado leste, há um pequeno museu com uma biblioteca digital infantil. O lado sul é envolvido em um monte coberto de grama para mitigar o ganho de calor em resposta ao clima desértico, onde as temperaturas de 35 a 40°C são comuns durante 8 meses por ano. O volume forma um pátio aberto com um anfiteatro para fornecer um espaço para performances musicais, palestras e interação social.

Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Vinay Panjwani
Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Fotografia de Exterior, Arco
© Vinay Panjwani

A biblioteca oval é revestida com telas de arenito natural derivadas da arquitetura tradicional em Rajasthan, com a pedra sendo obtida da área circundante imediata. Essas telas reduzem o ganho de calor e criam diferentes padrões de sombra ao longo do dia. A biblioteca atende todas as escolas da região, a maioria das quais não tem bibliotecas próprias. O museu é iluminado indiretamente por recuos esculpidos dentro dos montes do jardim. Para facilitar a acomodação de grandes reuniões, um bloco linear com cafeteria, banheiros, depósitos e estacionamento flanqueia a entrada no lado norte.

Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Imagem 5 de 22
© Vinay Panjwani
Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Imagem 22 de 22
Corte 02

Os jardins do telhado, as telas de pedra, o pátio voltado para o norte e o monte gramado ao sul reduzem coletivamente o ganho de calor, tornando os espaços energeticamente eficientes. A captação de água da chuva e sua reciclagem tornam a edificação e sua construção sustentáveis, utilizando artesãos locais e e materiais disponíveis na região.

Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Imagem 8 de 22
© Vinay Panjwani
Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Imagem 20 de 22
Planta - Cobertura

Um volume com uma área construída de apenas 810 metros quadrados gera um telhado jardim de 810 metros quadrados e um auditório aberto de 2.500 metros quadrados e, além dos espaços fechados, gera espaço útil que é quatro vezes maior do que o espaço construído.

Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects - Imagem 17 de 22
© Vinay Panjwani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seelwa, Rajasthan 334803, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Nokha Village / Sanjay Puri Architects" [Nokha Village Community Centre / Sanjay Puri Architects] 25 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014462/centro-comunitario-nokha-village-sanjay-puri-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.