Estádio Pierre Paul Bernard / K-architectures

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Imagem 2 de 26Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Exterior, FachadaEstádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Imagem 4 de 26Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Interiores, Janela, VigaEstádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Mais Imagens+ 21

Talence, França
  • Arquitetos: K-architectures
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5102
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:G-AMAT
  • Arquiteto Responsável: Alexandre Rolland
  • Estudos Técnicos: Cetab
  • Engenharia: OSMOSE
  • Acústica: ITAC
  • Organização E Gestão: AIA MANAGEMENT
  • Cidade: Talence
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Imagem 2 de 26
© G-AMAT

Contexto. Inaugurado em 1976, o estádio Pierre-Paul Bernard de Talence foi construído no coração das florestas de Thouars. Este local oferece um ambiente excepcionalmente selvagem. O complexo é principalmente dedicado ao atletismo e hospeda eventos nacionais e internacionais, especialmente o Décaster, que faz parte do desafio mundial da IAAF (World Athletics) em eventos combinados desde 1998. Kevin Mayer estabeleceu o recorde mundial de decatlo aqui em 2018. Desde então, o local se tornou um passo essencial para atletas de classe mundial, bem como o maior evento esportivo anual de Bordeaux, atraindo mais de 15.000 espectadores.

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Exterior, Janela
© G-AMAT
Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Exterior, Fachada
© G-AMAT

Em março de 2020, o Décaster recebeu o status de patrimônio da World Athletics no estádio Pierre-Paul Bernard. Este prêmio celebra a contribuição única desta reunião internacional para a história e o desenvolvimento do atletismo em todo o mundo.

Em 2016, a comunidade de municípios de «Bordeaux Métropole» escolheu K ARCHITECTURES para renovar a pista e as arquibancadas do estádio, bem como construir uma divisão de manutenção e, acima de tudo, um novo complexo esportivo com salas de prática internas, um dojo, uma sala de musculação, uma divisão administrativa e espaços de convivência.

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Exterior, Fachada
© G-AMAT
Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© G-AMAT

Desafio. A floresta comum de Thouars é um monumento natural na cidade. Construir mais 4.000 m2 sem remover uma única árvore parecia mágico. Aqui estava o dilema eterno e infinitamente atual: «Podemos sacrificar uma catedral viva para abrir caminho para uma capela artificial? E, mesmo que clareiras gramadas há muito tenham sido recuperadas por biótopos naturais, que forma poderia ter esse programa quando exige edificações do tamanho de galpões?

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Imagem 18 de 26

Conceito. Para Karine Herman e Jérôme Sigwalt, a Floresta de Thouars é um mito vivo. É a representação de uma utopia, de um ideal rústico onde a humanidade recuperou a capacidade de viver em simbiose com o resto do mundo vivo. O projeto imagina uma narrativa florestal na qual a arquitetura é escrita, mimética e minimamente, deslizando por entre as árvores. Os volumes foram fragmentados e divididos por recortes, tanto em planta quanto em corte, para reduzir a sensação monolítica. Suas fachadas são feitas de ripas de madeira escura como se estivessem imersas na sombra da copa das árvores. Os telhados são reduzidos a uma fina e modesta chapa de metal ondulado, evocando uma névoa.

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Imagem 4 de 26
© G-AMAT

A simplicidade e minimização de elementos supérfluos dessas construções destacam um estilo de vida simplificado, enfatizando o essencial. É um projeto que fala de serenidade na presença da natureza, com a qual busca se reconciliar para oferecer tranquilidade aos atletas. 

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© G-AMAT

Esta arquitetura é também uma continuação da história local, da «Girolle», a casa popular desenhada pela «École Bordelaise» nos anos 60. A leveza das suas coberturas, suas amplas saliências, o jogo de transparências, o convite à luz natural e também o convite à própria paisagem, a sinceridade construtiva assumida e a utilização da madeira como material arquitetônico são qualidades comuns desta casa frequentemente encontrada nos pinheirais arenosos da região.

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Imagem 23 de 26

Na verdade, para contextualizar a história, foram essas mesmas florestas que cultivaram os pinheiros usados para fazer a estrutura de madeira laminada colada dos novos volumes do estádio. A madeira é amplamente utilizada para aplicações estruturais e como revestimento por dois motivos. O primeiro é sua qualidade como material sustentável e sua capacidade de capturar grandes quantidades de C02.

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Interiores, Madeira, Janela
© G-AMAT

O segundo, mais subjetivo, reside em sua capacidade cultural de transmitir uma imagem suave e natural ligada aos valores defendidos pelo projeto. Uma subjetividade que foi comprovada quando os biólogos mediram o efeito biofílico da madeira e encontraram um aumento de 10% no bem-estar dos usuários em arquiteturas dominadas por sua presença.

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Imagem 13 de 26
© G-AMAT
Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Interiores
© G-AMAT

Todas as fachadas são revestidas com madeira carbonizada inspirada na técnica japonesa de Yakisugi, literalmente «cedro queimado». Esta é uma prática ancestral enraizada no respeito tanto pelo homem quanto pela natureza. É obtida queimando profundamente a superfície da madeira. É simbólica. Naturalmente tratado dessa maneira, o material se torna mais resistente ao fogo, insetos e fungos.

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Exterior, Fachada
© G-AMAT

.

Estádio Pierre Paul Bernard  / K-architectures - Fotografia de Exterior
© G-AMAT

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:23, 33400 Talence, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estádio Pierre Paul Bernard / K-architectures" [Pierre-Paul Bernard Stadium / K-architectures] 21 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014450/estadio-pierre-paul-bernard-k-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.