Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis

Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de InterioresMesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de InterioresMesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Exterior, FachadaMesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Exterior, JanelaMesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Mais Imagens+ 31

Ashulia, Bangladesh
  • Arquiteto Líder: Saiqa Iqbal Meghna
  • Parceiro Responsável E Membro Da Equipe De Projeto: Suvro Sovon Chowdhury
  • Membros Da Equipe Parceira: Shahla Karim Kabir, Minhaz Bin Gaffar
  • Arquiteto Associado De Projetos: Muntasir Hakim
  • Consultor Estrutural De Escadas Metálicas: Faysal Anwar
  • Consultor Elétrico: Eyashin Ahamad
  • Consultores Hidráulicos: Shafiqul Bari, Shah Newaz Kabir
  • Mihrab De Vidro: Collaboration with Artist Wakilur Rahman
  • Construção: IDS Adress Maker
  • Consultoria Estrutural: TDM
  • Cidade: Ashulia
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Janela
© Asif Salman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A mesquita de concreto rosa está localizada na margem de um corpo d'água existente em meio a uma área industrial em rápido crescimento nos arredores da cidade de Dhaka. Ela mesquita foi projetada como um pavilhão permeável, estabelecendo uma conexão mais profunda entre a água e a terra, servindo como um espaço espiritual e de respiração dentro de um complexo industrial. O proprietário da indústria desejava construir uma mesquita em memória de sua falecida mãe, na esperança de trazer um ambiente mais sereno para a área industrial árida. Essa história inspirou o arquiteto a projetar a mesquita como um espaço espiritual e social, promovendo o cuidado mútuo e a confiança entre o proprietário e os trabalhadores.

Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Asif Salman
Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Imagem 33 de 36
Planta - Térreo
Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Interiores
© Asif Salman

A mesquita incorpora elementos que permitem a entrada de luz natural filtrada e ventilação, criando um "pavilhão respiratório". A mesquita apresenta um design simples, porém eficaz, com uma massa monolítica situada sobre um pedestal alto, lembrando as formas de casas vernaculares construídas sobre "Bhiti" (elevação) na paisagem deltaica de Bangladesh. O plano da mesquita evolui a partir de formas geométricas simples, com um quadrado envolvendo um volume circular, criando quatro jardins fechados que funcionam como pátios de luz em cada lado. O volume quadrado externo se curva sutilmente nas direções leste e oeste para interagir com as forças do local. O canto nordeste suspenso da parede curva define a entrada principal, voltada para o nó existente das duas principais estradas internas do complexo industrial. As grossas paredes de concreto são perfuradas com pequenos vazios retangulares. A luz filtrada que penetra pelos vazios lembra os lanternins pendurados das antigas mesquitas.

Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Interiores
© Asif Salman

As grossas paredes de dupla camada criam um ambiente microclimático dentro da mesquita, garantindo conforto térmico. A luz solar penetra nos pátios dos jardins através das aberturas 'jaali' e se reflete nos espaços interiores, enquanto o calor é dissipado do interior. Devido ao clima quente e úmido, a mesquita é projetada e incentivada a ser um espaço verdadeiramente ventilado naturalmente, permitindo que uma brisa fresca passe por todas as aberturas vindas do corpo d'água natural externo, que flui ao longo de uma sequência de piscinas construídas até a sala de oração interna e a superfície elevada do pedestal externo. As portas e outros limiares são todos feitos com chapas de metal perfuradas para garantir um fluxo filtrado de vento durante as fortes chuvas de monção. Todas essas características estabelecem a ideia central de um "pavilhão respiratório", uma forma arquitetônica profundamente enraizada neste clima tropical.

Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Interiores
© Asif Salman
Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Imagem 34 de 36
Planta - 1° Andar
Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Imagem 13 de 36
© City Syntax

Uma cúpula rasa e fina paira sobre as paredes curvas perfuradas, destacando a singularidade do espaço interior da sala de oração. Essa cúpula flutuante evoca a engenhosidade estrutural necessária para cobrir grandes áreas sem suportes intermediários, como se vê no desenvolvimento histórico da arquitetura de mesquitas no mundo islâmico.

Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Asif Salman
Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Tijolo, Arco, Arcada
© Asif Salman

Ao contrário das paredes sólidas de qibla nas mesquitas convencionais, a qibla desta mesquita é definida por uma ampla abertura em arco na sutil parede curva ocidental. Um corpo d'água reflexivo conecta o interior revestido com mosaicos turquesa através dessa abertura em arco até o lago existente, permitindo que o espaço de oração flua suavemente em direção a uma infinita luminosidade. Com exceção do mihrab translúcido, colocado sobre o corpo d'água raso, a mesquita não possui nenhuma superfície de vidro. Esse mihrab de vidro é meticulosamente artesanal no local, utilizando peças de vidro locais.

Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Asif Salman
Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Asif Salman

No pátio sudeste da mesquita, há uma escada de metal perfurada que leva ao andar superior em formato de meia-lua, reservado para as trabalhadoras do complexo industrial. Esse espaço funciona como área de encontro e de oração para as mulheres. Uma árvore 'Chhatim' é plantada próxima à escada para perfumar o ambiente durante a floração. Participar das atividades da mesquita proporciona um sentimento de empoderamento e pertencimento entre as mulheres que trabalham na indústria.

Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Asif Salman
Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Imagem 35 de 36
Seção

A área de ablução foi projetada para criar uma atmosfera espiritual durante o processo de purificação antes da oração. O piso de mosaico rosa rústico se transforma em uma tonalidade turquesa, simbolizando tranquilidade. O mosaico, composto por peças cuidadosamente dispostas de tijolos quebrados, reflete a habilidade artesanal tradicional, enquanto as cores escolhidas evocam memórias compartilhadas pelos usuários. Além disso, a água utilizada na ablução é reciclada e reutilizada para regar as plantas do jardim, promovendo a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis - Fotografia de Interiores
© Asif Salman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ashulia, Bangladesh

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita Zebun Nessa / Studio Morphogenesis" [Zebun Nessa Mosque / Studio Morphogenesis] 20 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014405/mesquita-zebun-nessa-studio-morphogenesis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.