Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company

Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar, VigaEdifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Interiores, EscadaEdifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Mais Imagens+ 37

  • Arquiteto Colaborador: Stefan Prins
  • Arquiteto Associado: Janneke van der Velden
  • Equipe De Projeto: Iván Guerrero, Romano van den Dool, Martijn Ravia, Sanja Kralj, Bjørn Andreassen, Erwin van Strien, Gert Ververs, Giovanni Coni, Rafael Zarza García, Robert Cuijpers
  • Execução Madeira: Binderholz
  • Cidade: Tilburg
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Sebastian van Damme

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Marga Klompé, projetado pela Powerhouse Company, é o primeiro prédio universitário na Europa inteiramente construído em madeira maciça. O novo complexo, próximo da neutralidade energética, está situado em um terreno de 33 por 33 metros, dentro do campus arborizado da Universidade de Tilburg. O prédio acomoda um foyer, um auditório, 13 salas de aula e espaços de estudo para aproximadamente 1.000 estudantes. Sua arquitetura distintiva homenageia o monumental edifício Cobbenhagen no campus, ao mesmo tempo em que serve como modelo para as ambições sustentáveis dos campi universitários na Europa.

Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sebastian van Damme
Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Imagem 37 de 42
Planta - Situação
Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar, Viga
© Sebastian van Damme

Moderno e atemporal. O projeto do Marga Klompé se integra perfeitamente com a arquitetura modernista do campus da Universidade de Tilburg. Suas ambições circulares são refletidas na natureza renovável de sua construção em madeira compondo paredes, pisos, escadas, estruturas e acabamentos. Um sistema de construção seca foi implementado, utilizando pisos de CTL reforçados com vigas - os quais permitem grandes vãos livres para atender aos requisitos acústicos do programa. A fachada de pedra natural portuguesa, com aberturas profundas, faz referência direta ao icônico Cobbenhagen de 1962, de Jos Bedaux. A pedra natural, com sua longa vida útil e capacidade de ser desmontada, confirma as ambições circulares. O volume pétreo harmoniza com a arquitetura circundante, formando um intrigante contraste com o ambiente arborizado exuberante. O prédio está integrado ao campus e marca a entrada da estação.

Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Sebastian van Damme
Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Sebastian van Damme
Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Exterior, Janela
© Sebastian van Damme

A Powerhouse Company usou o Cobbenhagen como ponto de partida para qualidades espaciais, mas trouxe o design para o século XXI optando por uma paleta de materiais naturais e circulares, como madeira e gesso. Esses materiais são enfatizados e contribuem para uma atmosfera serena, desde as espaçosas salas de aula até os recantos intimistas junto às janelas. Além disso, móveis de madeira foram utilizados para aprimorar os espaços tranquilos de estudo. 

Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Sebastian van Damme

Sustentabilidade. O Marga Klompé é projetado utilizando as últimas informações em sustentabilidade baseadas na estratégia Trias Energetica, incluindo um consumo muito baixo de energia e uso inteligente de recursos naturais. A forma cúbica e o átrio central do prédio minimizam a perda de energia pelas paredes exteriores. Aberturas estrategicamente posicionadas garantem um clima interno estável sem consumo adicional de energia. O envoltório de construção bem isolado também contribui passivamente para o baixo uso de energia. Para isso, um material especial foi escolhido: o isolamento consiste parcialmente de jeans reciclados. Resíduos têxteis, que de outra forma seriam incinerados, agora são usados para criar isolamento. O material é sustentável e provou ser uma excelente maneira de melhorar o conforto acústico do prédio.

Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Interiores, Mesa
© Sebastian van Damme

O projeto maximiza o número de painéis solares e integra instalações energicamente eficientes. Sistemas de ventilação e iluminação contam com controle inteligente que se adapta à demanda real. Aquecimento e resfriamento são fornecidos por um eficiente sistema de armazenamento no solo com uma bomba de calor. Apesar do foco na eficiência energética, o clima interno atende aos padrões Fresh Schools Classe A. O edifício Marga Klompé pode se orgulhar de um certificado BREEAM Outstanding e está muito perto da neutralidade energética. 

Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Imagem 38 de 42
Planta - Térreo

Ambições circulares. Conferiu-se uma atenção cuidadosa em relação às instalações do prédio e em como elas podem contribuir para a circularidade. Graças ao projeto cuidadoso, o uso de instalações climáticas mecanizadas pode ser minimizado. Requisitos rigorosos de qualidade do ar levaram à integração de sistemas de ventilação e climatização. Além disso, o átrio foi utilizado de forma inteligente para aproveitar a ventilação de retorno. Isso resultou em uma redução significativa do sistema de dutos, contribuindo para uma avaliação circular impressionante com uma pontuação MPG de 0,5, uma pontuação BCI de 0,61 e uma pontuação MCI de 72%. 

Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Interiores, Viga
© Sebastian van Damme
Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Interiores
© Sebastian van Damme

Além de ser circular, o Marga Klompé também é adaptável ao clima. O paisagismo suavemente inclinado, projetado pelo Studio REDD, se estende até a fachada e inclui um leito semeado com flores silvestres. Este leito serve não apenas como um elemento estético, mas também funciona como um sistema de drenagem e infiltração de água, absorvendo a água da chuva no solo em vez de drená-la diretamente para o sistema de esgoto. Isso contribui para reduzir riscos de inundação e promover um ecossistema mais saudável, conectando de forma sustentável o campus e o ambiente natural. 

Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Imagem 42 de 42
Corte

Multidisciplinar. Graças à estreita colaboração entre arquiteto, engenheiro estrutural e consultor de instalações, o Marga Klompé foi criado com soluções inovadoras levando a um resultado ótimo. As salas de aula acima dos grandes salões possuem vãos impressionantes de 9,2 metros, possíveis graças aos pisos de madeira laminada cruzada. Isso nos permitiu atender aos requisitos de deflexão, vibração e acústica. Ao elevar as nervuras e espaçá-las, o piso ganhou mais massa para melhorar a acústica, enquanto o espaço entre as vigas pode ser utilizado para dutos de ventilação, iluminação e outras provisões técnicas. O teto com os elementos acústicos de madeira entre as vigas disfarça sutilmente os aparatos tecnológicos, enquanto as vigas permanecem expostas, integradas à arquitetura. 

Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Sebastian van Damme
Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Sebastian van Damme

Está no nome. Marga Klompé foi a primeira ministra na Holanda e recebeu um doutorado honorário pela então Universidade Católica de Tilburg em 1982. Klompé lutava por questões sociais. Isso enfatiza a conexão entre sua visão e a da universidade, onde o engajamento social é central. Um fato que reconhece o compromisso da Universidade de Tilburg em continuar seu legado por meio da educação, pesquisa e envolvimento ativo no campus.

Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company - Fotografia de Exterior, Floresta
© Sebastian van Damme

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tilburg, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Marga Klompé / Powerhouse Company" [Marga Klompé Building / Powerhouse Company] 14 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014144/edificio-marga-klompe-powerhouse-company> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.