Casa Giratória / AD+studio

Casa Giratória / AD+studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Giratória / AD+studio - Fotografia de Interiores, Fachada, AidoCasa Giratória / AD+studio - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa Giratória / AD+studio - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Giratória / AD+studio - Mais Imagens+ 20

Da Nang, Vietnã
  • Arquitetos: AD+studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hoang Le
  • Arquitetos Responsáveis: Nguyễn ĐặngLead Architects: Nguyễn Đặng Anh Dũng Anh Dũng
  • Equipe De Projeto: Nguyễn Văn Trung, Võ Đình Huỳnh, Trịnh Hằng Tuyến, Nguyễn Thị Anh Thư
  • Cidade: Da Nang
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Giratória / AD+studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Hoang Le

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma nova urbanização, esta é uma casa feita para uma família nuclear - um casal e seus dois filhos. O cliente espera encontrar paz e priorizar o espaço para o crescimento de seus filhos. A implantação comum de uma habitação urbana na região estabelece o recuo de 1m - 2m da extremidade do terreno até a edificação para abrir janelas laterais, o que leva à falta de privacidade entre os volumes.

Casa Giratória / AD+studio - Fotografia de Interiores, Fachada, Aido
© Hoang Le

A partir desse contexto, nosso desenho tem como objetivo focar nos espaços internos. Inspirado na composição em camadas de uma típica casa tradicional - a casa de Hoi An -, o projeto utiliza toda a largura do terreno, abrindo-se para a paisagem interna; simultaneamente, o terreno é dividido em cinco partes no sentido do comprimento: dois espaços de convivência entrelaçados com três jardins, todos conectados pelo "nhà nối" (bloco de conexão).

Casa Giratória / AD+studio - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Hoang Le
Casa Giratória / AD+studio - Imagem 22 de 25
Diagrama
Casa Giratória / AD+studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Hoang Le

O conceito de "rotacionar" o volume inteiro em 45 graus cria uma azimute oblíqua, reduzindo o paralelismo entre a borda da edificação e a fronteira do terreno. A direção inesperada, juntamente com o espaço entrelaçado - sólido (interno) e vazio (externo) - aumenta a profundidade do volume. A casa também aborda o feng shui, trazendo a extremidade angulada da casa para a interseção, desviando a via interna voltada para a fachada posterior, formando um caminho ativo de ventilação em todo o volume.

Casa Giratória / AD+studio - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Hoang Le
Casa Giratória / AD+studio - Imagem 24 de 25
Diagrama
Casa Giratória / AD+studio - Fotografia de Interiores, Vidro, Pilar
© Hoang Le

O térreo inteiro é dedicado às atividades relacionadas ao "aprender brincando". Isto inclui o vazio entre dois jardins, formando juntos um grande playground. As funções restantes - espaço de trabalho e cozinha para os pais - são reduzidas e servem como uma "zona de apoio", mantendo as atividades das crianças sempre à vista.

Casa Giratória / AD+studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Hoang Le
Casa Giratória / AD+studio - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Dormitório
© Hoang Le
Casa Giratória / AD+studio - Imagem 25 de 25
Localização
Casa Giratória / AD+studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Hoang Le

O primeiro andar é rotacionado 180 graus em comparação com o térreo, criando um layout fechado ao redor de um pátio interno. Juntamente com o sistema de cobertura com telhas tradicionais de Hoi An, a casa se adapta bem ao clima local e enfatiza a transição surpreendente do exterior contemporâneo para a atmosfera íntima interna.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Giratória / AD+studio" [ROTATING House / AD+studio] 08 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012913/casa-giratoria-ad-plus-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.