O Retiro / Juan Alberto Andrade

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaO Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, VigaO Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, JanelaO Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Armário, Mesa, Cadeira, BancadaO Retiro / Juan Alberto Andrade - Mais Imagens+ 37

Guayaquil, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baldosas del Ecuador
  • Equipe: Cuqui Rodríguez, María José Váscones, Melissa Toasa, Victoria Peralta, Duda Rodriguez
  • Cidade: Guayaquil
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo de transformação da residência deve ser adaptável e flexível, não linear, permitindo variações ao longo do tempo e facilitando o maior número de fases possível para que a evolução espacial seja também a mais ampla possível. Por sua vez, deve permitir grandes transformações de forma simples e aberta (em termos de projeto, layout e materiais) para tornar o processo econômico e fácil. É um processo inerente à vida cotidiana e é o resultado das necessidades em constante mudança da família, e que evolui de acordo com suas possibilidades financeiras.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© JAG Studio
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Imagem 36 de 42
Corte
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© JAG Studio

O Retiro é um projeto de extensão e anexo de um volume independente em uma habitação multifamiliar, que serve e transforma a preexistência em um habitat produtivo. A proposta se apresenta como uma oportunidade para entender e construir soluções específicas, viáveis e produtivas que atendam ao crescimento progressivo das unidades e ao aproveitamento dos espaços residuais a partir da norma vigente no Equador. Cenário da habitação: a arquitetura como resposta à necessidade contínua de reinvenção do habitat.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Prateleira, Mesa, Cadeira
© JAG Studio

A habitação é uma atividade, um processo que é construído. É um objeto dinâmico, que contém e combina uma pluralidade de usos, pessoas e atividades que geram novas demandas que a casa deve assimilar. Portanto, a evolução e adaptação da habitação ao longo do tempo é um processo indissociável da vida cotidiana, favorecendo a mudança e a transformação para renovar sua relevância. A transformação funcional da habitação e, consequentemente, a mutação da paisagem urbana adquirem sentido a partir de uma leitura contextual, na qual os bairros crescem progressivamente, respondendo e se ajustando às necessidades imediatas de seus usuários e comunidades.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Viga
© JAG Studio
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Imagem 35 de 42
Planta
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Armário, Mesa, Cadeira, Bancada
© JAG Studio

Mecanismo de Expansão: Estratégias para adaptabilidade e transformação. O processo de crescimento da habitação é um fenômeno complexo e dinâmico, que envolve uma série de possibilidades em função de sua localização, temporalidade, usabilidade e recursos físicos, humanos e econômicos disponíveis. Portanto, nesta seção são identificados e associados de maneira sintética os conceitos de Intrapropriedade, Crescimento cristalográfico, Adição e Hipercasa, identificados por Lucía Martín López em sua pesquisa A casa em crescimento, O crescimento programado da habitação.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Janela
© JAG Studio

Esquematicamente, O Retiro é definido como uma intervenção intrapropriedade de crescimento cristalográfico, que tem como objetivo intervir dentro dos limites do terreno urbano de 250m2, de acordo com suas próprias limitações de área e gabairo ditadas pelas normas locais. A proposta aumenta o volume da área construída para 305m2, e adiciona 9m2 aos 305m2 da habitação multifamiliar pré-existente, que já continha um espaço de trabalho privado de 9m2 no interior, ao qual a proposta é incorporada de forma horizontal e independente. O Retiro resolve sua cobertura, estrutura, fechamentos e serviços de forma autônoma em relação à habitação preexistente. Esses fatores, somados à sua localização adequada no recuo frontal do terreno (5m) e sua relação com os acessos e a rua, possibilitam a conversão do multifamiliar para um habitat produtivo, permitindo o uso comercial e de escritório da nova intervenção para uma das famílias do multifamiliar. Para isso, é proposto um projeto de conciliação entre a habitação e a rua por meio de um espaço intermediário que nos permite moldar o ambiente físico-urbano, compreendendo sua natureza e legitimidade.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Viga
© JAG Studio
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Imagem 40 de 42
Fachada
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© JAG Studio

Programa. O Retiro é um projeto, essencialmente, de extensão e anexo. De extensão, porque adiciona área útil a um espaço contido dentro do multifamiliar, e de anexo, porque a proposta se adere de forma autônoma à pré-existência. O espaço composto por 18m2 totais devia conter espaço de trabalho comum, banheiro, cafeteria, uma pequena cozinha, sala de armazenamento para equipamentos e biblioteca. A intervenção foi realizada no recuo frontal do terreno, que contava com condicionantes como: a cisterna subterrânea de água do conjunto, que ocupava 100% da área disponível para a nova intervenção, o hall de entrada do multifamiliar, uma árvore de 25 anos, que exigia um pátio de ventilação, 0,70m de desnível interno e o fechamento frontal do terreno com arborização consolidada como parte das fachadas do bairro. Optou-se por dividir em 3 partes transversais a área disponível para abrigar um espaço de trabalho para 4 pessoas na parte posterior, a cozinha e a área social voltada para a rua através de uma janela única, e um espaço intermediário de serviços que contém o banheiro, a cafeteria, o depósito e o pátio interno.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Iluminação
© JAG Studio

O espaço interno é definido pela inserção de um muro de carga para a rua e uma peça metálica de contenção que divide os terços mencionados e contém a unidade de banheiro e a cozinha, além de delinear o pátio interno. O pátio interno serve ao El Retiro como um meio de entrada para luz e ventilação, diretamente conectado por meio de janelas longitudinais de madeira.

Relações: o prolongamento do edifício. O retiro agora deve tanto à rua quanto à própria residência, desfazendo a fronteira entre o público e o privado, mesmo dentro da própria propriedade urbana. Sob essa premissa, ele aproveita a dinâmica anterior dos habitantes do conjunto multifamiliar que usavam o parque comum de árvores localizado em frente ao terreno para atividades ao ar livre. O vínculo entre a intervenção e o parque de árvores é direto, mas controlado, para o qual foi proposta uma única janela de 1,00 m x 1,00 m, localizada de forma a servir como mesa ou superfície de apoio, devolvendo à rua sua principal necessidade: a interação.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© JAG Studio
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Imagem 31 de 42
Diagrama
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Madeira, Mesa
© JAG Studio

Qualidades materiais: Lógica e expressividade. A paleta de materiais do projeto dispensa o uso habitual de blocos de cimento e pintura, e resolve as necessidades físicas e espaciais por meio dos mesmos materiais. As decisões do projeto estão diretamente relacionadas às condições do terreno e intervêm como uma resposta material a ele. A necessidade de um elemento estrutural fora dos limites da cisterna multifamiliar deu lugar à proposta de uma parede de carga que sustenta a estrutura leve da extensão, para a qual a alvenaria e os pisos são complementados com tecnologias leves.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Janela
© JAG Studio
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Imagem 30 de 42
Detalhe
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores, Janela
© JAG Studio

Foi proposta uma estrutura de madeira para o telhado que enrijece as diferentes técnicas usadas no terreno, combinando um corpo estereotômico de terra compactada e paredes de pau a pique com um telhado de chapa metálica. A unidade estrutural é proposta como a essência irredutível da forma arquitetônica, ou seja, a inclinação do telhado, a densidade da parede e a dimensão das vigas estruturais dão origem à geometria do projeto.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Exterior, Janela
© JAG Studio

A parede de carga se torna o elemento principal da estrutura e figura como a nova peça inserida na morfologia urbana. Ela é composta por uma base de rocha calcária típica da região, que funciona como fundação, sobre a qual repousa uma parede de taipa de 30 cm de espessura estruturada por elementos metálicos que funcionam como peitoril da janela, beiral e trilho da cortina metálica interna que definem uma única janela de contato medido e interação com a rua. Vigas de pinho se estendem da parede para formar a inclinação do telhado e são ancoradas por meio de placas metálicas na estrutura existente. Essas vigas sustentam os espaços de armazenamento interno e a marcenaria.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© JAG Studio

O volume de metal é feito de placas de ferro preto de 3 mm sem estrutura. O material e a técnica de fabricação foram escolhidos devido ao espaço limitado disponível no interior. Para as novas entradas, foram usados elementos metálicos deslizantes para hierarquizar os acessos e proporcionar segurança ao objeto. A parede de carga é protegida por duas cortinas metálicas deslizantes. O piso do El Retiro é à base de resina. A expressividade externa e interna é o produto da lógica do material, seu módulo estrutural e sua tectônica. O uso da terra é proposto por sua inércia térmica (orientação leste-oeste) e baixo impacto, mas é consolidado como um partido de projeto, como uma clara declaração de intenção do uso do material na costa do Equador, uma prática em estado de abandono devido aos preconceitos sociais e econômicos da região e aos novos empreendimentos.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Exterior, Janela, Viga
© JAG Studio
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores
© JAG Studio
O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Interiores
© JAG Studio

Antecedentes: O Retiro encerra um processo de desenvolvimento progressivo da moradia mencionada, que começou em 2017 e que, ao longo de 6 anos, passou por mudanças programadas. Essa transformação envolveu esforços físicos e econômicos para alterar a residência original construída em 1996, o que mudou seu uso e densidade. A residência unifamiliar inicial tinha a mesma superfície de 305 m2 em três andares, mas dava espaço para 4 pessoas -76 m2 por pessoa. Posteriormente, seu uso foi alterado para Multifamiliar, propondo a apropriação do terraço e dividindo a propriedade horizontalmente, modificando assim sua densidade para 25 m2 por pessoa, ou seja, colocando 3 apartamentos independentes em cada andar. O adensamento é um conceito e uma proposta promovida pelos habitantes do projeto que reúne a comunidade familiar, reduz o custo do desenvolvimento horizontal e incentiva a mudança de uso das propriedades urbanas. O Retiro é o escritório do JAG Studio. Um estúdio de fotografia de arquitetura e comunicação com sede no Equador.

O Retiro / Juan Alberto Andrade - Fotografia de Exterior
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "O Retiro / Juan Alberto Andrade" [El Retiro / Juan Alberto Andrade] 25 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012295/o-retiro-juan-alberto-andrade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.