Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCapela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, FachadaCapela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, JanelaCapela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Corrimão, PilarCapela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Batlleiroig
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1064
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:DEL RIO BANI
  • Autores: Enric Batlle Durany, Joan Roig i Duran, Albert Gil Margalef, Helena Salvadó Giné, Anna Lloret Papaseit
  • Equipe De Projeto: Maria Comas Giménez, Manuel Pedraz Salas, Paula Lladonosa Farré, Marc Ruiz Llorente, Livia Valentini, Laura Florentín Aragón
  • Paisagismo: Joan Batlle Blay
  • Arquitetos Técnicos: Diana Calicó Soler, Marc Torrella Mayol, Gemma Ramon Mestre, Carolina Valero Ramos
  • Engenharia Agrícola E Ambiental: Yago Cavaller Galí
  • Estrutura: BIS Structures
  • Instalações: JSS
  • Construção: VOPI4
  • Programa: Capela Mortuária
  • Cliente: Áltima, Elysius Europa
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© DEL RIO BANI
Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Imagem 15 de 19
Planta

Descrição enviada pela equipe de projeto. A capela Áltima Sant Andreu - Nou Barris apresenta-se como uma nova instalação para ambos os distritos, junto ao cemitério de Sant Andreu, em Barcelona. A proposta busca integrar-se ao contexto histórico do local, potenciando e articulando um sistema de espaços verdes da região.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada
© DEL RIO BANI
Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Imagem 16 de 19
Corte

Promover a mobilidade sustentável. A proposta pretende enfatizar os percursos pedonais existentes e futuros do seu entorno urbano, facilitando as ligações de mobilidade lenta a partir da consolidação de uma rede de espaços verdes. Dessa forma, o volume não só responde ao seu contexto atual, mas estabelece as bases para uma futura adaptação e conexão dos espaços livres, promovendo uma mobilidade sustentável para o bairro.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Tijolo
© DEL RIO BANI
Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Imagem 17 de 19
Fachada 01

Respeitar e potencializar o entorno. O objetivo principal do projeto é respeitar e potencializar o ambiente em que se encontra, integrando-se ao seu contexto, através de uma materialidade conjunta com o muro perimetral do cemitério, que transforma o tijolo em um elemento unificado do novo conjunto formado pela capela e o cemitério.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Viga
© DEL RIO BANI
Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Imagem 18 de 19
Fachada 02

A proposta busca dignificar a Masia de Can Valent, uma edificação histórica atualmente em deterioração situada no âmbito do projeto. O projeto busca criar um novo conjunto que dialoga com os diferentes elementos existentes e os novos, criando uma unidade e uma mesma linguagem.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Tijolo, Cerca, Fachada
© DEL RIO BANI

Encaixe urbano e materialidade. A presença urbana da nova instalação é protagonizada pelos tijolos aparentes que envolvem todas as faces exteriores do volume e sua cobertura ajardinada. Essa nova peça é situada junto ao muro perimetral do cemitério e é concebida como um volume de formas simples que respeita a regularidade do seu entorno.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Tijolo
© DEL RIO BANI

A envolvente é resolvida através de um tijolo "eco-manual", que busca afinidades com os materiais existentes ao mesmo tempo em que se desenvolve de maneiras diferentes lidando com a disposição de suas fiadas, de acordo com as necessidades da edificação. A fachada se fecha nas zonas que necessitam de maior privacidade e nas que se requer um ambiente mais íntimo, enquanto se abre nos espaços mais públicos para deixar entrar a luz natural de forma abundante através dos tramados de amplas dimensões.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© DEL RIO BANI

A disposição dos pátios internos oferece luz natural e melhora a qualidade dos espaços com a presença da biofilia. Dessa forma, consegue-se que o volume se abra para o espaço público graças a um sistema de grades criado a partir de sua envolvente, enquanto as áreas técnicas se concentram na parte posterior, junto ao muro do cemitério, de maneira que nunca interfiram no uso público.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Interiores
© DEL RIO BANI

Disposição interna e controle da luz. Uma rampa paralela à fachada principal coberta por numerosas trepadeiras dá acesso ao volume, que se desenvolve apenas no térreo. Seu interior é distribuído por um hall longitudinal que dá acesso a todos os espaços públicos.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Interiores
© DEL RIO BANI

O volume possui quatro salas para velório às quais se tem acesso a partir do hall principal. Essas salas são compostas por um banheiro, uma sala de espera e uma sala onde é velado o corpo. Entre a sala de espera e a última sala existe um pátio que proporciona luz natural a ambos os ambientes. Para as áreas nobres, foram combinados materiais como o concreto aparente, o bronze ou a madeira de carvalho, resultando em espaços sóbrios e acolhedores.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Imagem 19 de 19
Corte Construtivo

Os pátios internos são protagonizados pela vegetação. Entre outras espécies foi plantada uma faixa central de bambu que proporciona a privacidade necessária à sala mais íntima. Esse espaço é iluminado de maneira suave, criando o ambiente de recolhimento adequado ao programa.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Corrimão, Pilar
© DEL RIO BANI

O espaço principal é o oratório. Trata-se de uma sala hexagonal com laje de concreto aparente inclinada, revestida em seus paramentos verticais por madeira de carvalho com dois desenhos distintos. Essas características, juntamente com as luminárias suspensas e o altar de mármore, conferem à sala o ambiente cerimonial necessário. Por fim, o espaço se abre através de uma grande janela para um pátio triangular dominado por uma Ginkgo Biloba, árvore símbolo de vida e renovação.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Cadeira
© DEL RIO BANI

Biodiversidade e sustentabilidade. O volume incorpora algumas das premissas de sustentabilidade presente em todos os projetos da Batlleiroig. Além da mobilidade sustentável já mencionada, aposta-se em uma construção onde a biodiversidade e a produção de energia renovável são protagonistas.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Tijolo
© DEL RIO BANI

A vegetação coloniza todos os espaços exteriores da intervenção, tornando-se um elemento fundamental do projeto, promovendo a biofilia e gerando bem-estar e conforto aos usuários. Quanto à energia, a edificação busca ser autossuficiente através de diferentes sistemas passivos, como o uso de tramados e vegetação para filtrar a radiação solar, a ventilação cruzada graças aos diferentes pátios e a cobertura ajardinada. Como sistemas ativos, foram instaladas placas fotovoltaicas na cobertura, garantindo que quase toda a energia consumida provenha de uma fonte renovável.

Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig - Tijolo
© DEL RIO BANI

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela Mortuária Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig" [Tanatorio Àltima Sant Andreu, Nou Barris / Batlleiroig] 08 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011756/capela-mortuaria-altima-sant-andreu-nou-barris-batlleiroig> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.