Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio

Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de ExteriorTorre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de ExteriorTorre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, JanelaTorre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Aço, Viga, CorrimãoTorre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Mais Imagens+ 36

  • Equipe De Projeto: Hao Chen, Chenchen Hu, Yuling Wang, Qi Zheng, Yida Hou
  • Equipe De Projeto Local: Shanghai Youwei Engineering Design Co.,Ltd.
  • Cidade: Pudong
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior
© Qingyan Zhu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A torre e a estação são duas estruturas que fazem parte do Projeto de Restauração Ecológica de Lingang de Xangai, China, localizadas a 10 quilômetros de distância ao longo da costa. Elas demonstram a possibilidade de entender a infraestrutura como um marco, que não apenas serve para fins ecológicos, mas também atrai a atenção pública para questões ambientais por meio da expressão visual de elementos técnicos. Do ponto de vista arquitetônico, elas também procuram explorar soluções econômicas e intrigantes, através de uma manipulação formal mínima.

Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior
© Qingyan Zhu
Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Qingyan Zhu

A torre é uma infraestrutura ecológica que combina duas funções: Monitoramento do Fluxo de Carbono e Alerta do Nível do Mar. A primeira é tipicamente uma torre de aço esbelta com várias plataformas em diferentes níveis para posicionamento e recuperação de equipamentos de monitoramento, fornecendo monitoramento da qualidade do ar, observação das mudanças climáticas, observação de aves, bem como capacidades de coleta e armazenamento de dados. A última trata-se de um cilindro de concreto que usa iluminação superior para indicar as marés oceânicas e emitir alertas. Originalmente planejadas como estruturas separadas em dois locais, o cliente decidiu combiná-las em uma torre de 20 metros de altura para servir como um marco dentro da região.

Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior
© Qingyan Zhu
Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior
© Qingyan Zhu

Incorporamos movimentos de torção em ambas as extremidades da torre para implicar sua funcionalidade dupla, ao mesmo tempo em que facilitamos a instalação de dispositivos de detecção em diferentes orientações. A estrutura principal de aço é envolta por elementos metálicos verticais em todos os lados, os quais criam uma sensação ambígua de escala quando vistos desde a vasta costa. Apenas ao se aproximar, é possível vislumbrar a escadaria interna de aço através das frestas.

Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, Costa
© Qingyan Zhu
Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, Urbano
© Qingyan Zhu

Com uma base retangular de 3m x 2m, a planta é reduzida para 2m x 2m após ser retorcida 25 graus. Faixas de LED de 4 metros de altura são embutidas nas aberturas superiores e usadas para alertas do nível do mar. Dispositivos de medição de fluxo de carbono são instalados nas duas plataformas abaixo - seis metros e doze metros de altura, respectivamente.

Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior
© Qingyan Zhu
Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Aço, Viga, Corrimão
© Qingyan Zhu

A outra estrutura trata-se de uma estação de monitoramento ecológico marítimo localizada a 200 metros da costa, fornecendo funções básicas de monitoramento para hidrologia, meteorologia, qualidade da água, etc. Flutuando sozinha no mar, a estação só pode ser acessada por uma ponte de grande vão. De acordo com o briefing, a dimensão típica da estação principal deve estar dentro de 11 x 11 metros.  Outras instalações afiliadas incluem uma ponte, estruturas de proteção contra colisões, poços de observação de marés e sistemas de coleta de água.

Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, Costa
© Qingyan Zhu
Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Interiores
© Qingyan Zhu

A forma padrão de uma estação de monitoramento marítimo é uma caixa de concreto com escadas conectando todos os níveis e uma torre climática no topo da cobertura. Considerando sua localização distante e incidência de vento, a proposta transforma o volume cúbico em um cilindro com um gesto em espiral, evitando quaisquer componentes decorativos. Adota-se uma planta circular com diâmetro de oito metros, com circulação vertical envolvendo seu contorno. Uma rampa de dois metros de largura sobe em espiral desde o nível do solo até atingir a cobertura, assemelhando-se a uma fita sinuosa. Uma extremidade se conecta ao solo e a outra leva à torre climática em uma estrutura anti-colisão. A estação desfruta de uma planta aberta sem interrupções e de fácil acesso à plataforma de trabalho na cobertura.

Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, Corrimão, Terraço
© Qingyan Zhu
Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Interiores
© Qingyan Zhu

Tanto a torre quanto a estação procuram ir além do paradigma básico da infraestrutura, repensando o programa e adotando gestos mínimos, criando esculturas duplas na praia e no mar.

Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, Escada
© Qingyan Zhu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nanhuixincheng Town, Pudong, Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre Retorcida e Estação Espiral / HCCH Studio" [Twisting Tower and Spiral Station / HCCH Studio] 04 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011581/torre-retorcida-e-estacao-espiral-hcch-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.