Capela de Meditação / Lee Eunseok + Lee Eunseok + Atelier KOMA

Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de ExteriorCapela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de InterioresCapela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Interiores, EscadaCapela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de InterioresCapela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Mais Imagens+ 34

  • Artista Dos Vitrais: Chung Kyungmi
  • Mestre Construtor De órgãos: Hong Seonghun
  • Engenharia Estrutural: Edun Structural
  • Engenharia Elétrica: Hangil Engineering
  • Cidade: Kanghwa
Mais informaçõesMenos informações
Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Kim Yongseong

Espaço de Peregrinação Existencial - A Capela da Meditação é menos um lugar para adoração tradicional dentro de uma comunidade urbana e mais um santuário para indivíduos solitários saborearem sua existência diante do divino na natureza, essencialmente um retiro da cidade. Ela originou-se a partir da encomenda de um pequeno espaço de oração para esses peregrinos. Com isso, em vez de emular a arquitetura minimalista, que visa despir tudo, o arquiteto optou pela simplicidade funcional, que é fiel ao papel de um receptor que pode conter a existência do visitante.

Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Interiores, Escada
© Kim Yongseong
Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Imagem 29 de 39
Planta - Primeiro Pavimento
Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Interiores, Banco
© Kim Yongseong

Um Volume Elevado - O simples volume da capela, inserido na vasta natureza, é construído como uma caixa elevada, indicando uma separação do mundo secular. Ele cria um espaço reverente através de uma sequência mínima e do efeito de expansão vertical. No lugar de adotar uma abordagem arquitetônica que estende o caminho para que os visitantes desfrutem da abundância da natureza e do espaço, permite que eles cheguem rapidamente e de forma eficiente ao céu aberto e se coloquem diretamente como indivíduos solitários diante do divino.

Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Kim Yongseong
Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Interiores, Janela
© Kim Yongseong

Quatro Superfícies - O interior da capela é dividido em quatro superfícies, cada uma com seu próprio propósito e tema: o mar, o som, a luz e o fundo que os encapsula. A frente é coberta por uma parede de concreto que captura uma vista serena, abraçando o mar ocidental nebuloso e a luz natural. Em vez da vista dramática do mar comum onde as ondas balançam, ela é preenchida pelo mar ocidental escuro, que a torna ainda mais solene. Assim, cria-se um espaço onde nem mesmo um modesto púlpito destinado à persuasão religiosa é necessário.

Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Imagem 35 de 39
Corte 01
Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Interiores
© Urban Azit

A superfície de trás é uma parede onde o órgão, uma ferramenta que ocasionalmente expressa a harmonia do céu de forma sinestésica, está instalado. É um exemplo típico de uma parede simples, porém não desleixada, vibrante, mas não luxuosa. As paredes que recebem o verde são compostas a partir da monocromia e de proporções equilibradas. As 12 janelas em formato de funil de vitrais servem como metáforas para a natureza. Ao contrário dos vitrais coloridos das igrejas medievais que tentavam expressar o conteúdo da Bíblia, aqui, concretamente, eles preenchem o interior e o exterior com o motivos vegetais abstratos, permitindo que os visitantes percebam a natureza continuamente. A parede onde está localizada a entrada da capela guia a visão de dentro para o mundo externo. Do ponto de vista do observador, é uma parede vazia, olhando para as outras três paredes temáticas. No final da tarde, quando o sol se põe, ela se torna uma tela que recebe e acomoda os longos raios de luz provenientes dos vitrais.

Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Viga
© Kim Yongseong
Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Imagem 39 de 39
Exploded Axo
Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Interiores
© Urban Azit

Três Espaços - A capela é composta por três espaços que exercem a função de atenção plena. Em primeiro lugar, há a "Capela do Mar", onde se contempla uma vista infinitamente regulada, semelhante ao trabalho de James Turrell, e a "Capela do Armário", onde o visitante pode se concentrar calmamente na fonte de luz. Por último, a "Capela do Céu", que limita a percepção do céu a uma moldura de vegetação, ocupa o terraço. Portanto, a experiência espacial dessa capela de atenção plena é diversificada e sustentada, variando a partir de volumes simples. A Capela do Mar é onde várias pessoas observam o horizonte do distante Mar Ocidental e a vista neutra do céu. É um espaço comunitário de atenção plena que apoia uma rica experiência artística.

Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Exterior
© Kim Yongseong
Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Kim Yongseong
Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Imagem 34 de 39
Corte

A Capela do Armário é estreita e longa, e a devoção é intensificada pela luz natural que flui da parede frontal que alcança o chão no comprimento da parede. Este lugar é um espaço de atenção plena à luz que permite uma contemplação profunda e solitária, e é localizado como um espaço separado na parte superior da Capela do Mar. A Capela do Céu é um espaço retangular no terraço que proporciona uma sensação completa de reverência, cercada por paredes de concreto que escondem estrategicamente as colinas visíveis ao redor. Verticalmente, permite focar na atenção plena do céu; horizontalmente, evoca a atenção plena infinita.

Capela de Meditação / Lee Eunseok  + Lee Eunseok + Atelier KOMA - Fotografia de Exterior, Janela
© Kim Yongseong

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1970-34 Haeannam-ro, Hwado-myeon, Kanghwa, Incheon, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela de Meditação / Lee Eunseok + Lee Eunseok + Atelier KOMA" [Meditation Chapel / Lee Eunseok + Lee Eunseok + Atelier KOMA] 11 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010615/capela-de-meditacao-lee-eunseok-plus-lee-eunseok-plus-atelier-koma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.