Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag

Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaReabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, PilarReabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Madeira, Mesa, Viga, Janela, PiaReabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaReabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: arqbag
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  931
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Colaboradores: BBG estructures, recerca i rehabilitació
  • Cidade: Tarrasa
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
Cortesía de Arqbag
Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Imagem 11 de 16
Planta Baixa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da necessidade de integrar duas casas contíguas. Trata-se de duas propriedades urbanas situadas em uma área de expansão da cidade de Terrassa, datando do final do século XIX até a primeira metade do século XX. As parcelas têm uma forma praticamente retangular, com exceção da inclinação no dintel da parte posterior, e estão orientadas sudeste no sentido mais longo.

Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Interiores, Fachada
Cortesía de Arqbag
Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Imagem 12 de 16
Planta Primero Andar

A residência resultante explora o potencial de unir ambas as habitações através da parede que compartilham. Além disso, expande e condiciona o espaço externo do jardim (pátio interno). Ao conectar os diferentes espaços da residência por meio de novas passagens nessa parede compartilhada, a transição ocorre de um esquema habitacional linear para uma matriz indeterminada de espaços que permite múltiplas formas de habitação.

Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
Cortesía de Arqbag
Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Imagem 13 de 16
Planta Segundo Andar

A casa é composta por térreo, pavimento superior e sótão. Propõem-se revestimentos por meio de paredes de alvenaria de blocos de terra compactada. Uma atenção especial foi dada à solução térmica da envolvente para minimizar a demanda energética, tanto no isolamento térmico dos telhados quanto nas fachadas com maiores perdas, prevendo um sistema de sombreamento para regular a captação solar e evitar superaquecimento e desconforto.

Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Pilar
Cortesía de Arqbag
Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Imagem 15 de 16
Corte

Procurou-se minimizar o impacto ambiental da proposta, tanto em termos de soluções construtivas quanto de processos de execução durante a obra. Estratégias bioclimáticas, como a captação solar na fachada sul, ventilação por efeito chaminé através do núcleo central, aproveitamento da inércia térmica, controle higroscópico da umidade ambiente e iluminação natural, são propostas para reduzir os consumos energéticos e melhorar o conforto e a saúde.

Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
Cortesía de Arqbag
Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Imagem 14 de 16
Corte

A inércia térmica e a capacidade de regular a umidade ambiente nos muros existentes são otimizadas com a introdução de blocos de terra compactada como material central da proposta. As superfícies que representam perdas térmicas, como o telhado, as fachadas e a laje em contato com o solo, são isoladas.

Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Madeira, Mesa, Viga, Janela, Pia
Cortesía de Arqbag
Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Imagem 16 de 16
Corte

A parte central é concebida como elemento de ventilação e iluminação, com um sistema de lanternim no telhado e uma passarela ventilada no P1. Nesse sentido, melhoram-se as condições ambientais da parte central da residência, que, nessa tipologia tradicional, costuma ser escura e pouco ventilada. O núcleo central se interliga ao telhado por meio de duas janelas motorizadas que garantem iluminação natural, captação solar e ventilação cruzada em todos os espaços da residência. O novo núcleo abriga diferentes dispositivos de banheiro, diferenciados conforme o uso.

Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
Cortesía de Arqbag

A tipologia da casa de corpo, devido a restrições puramente estruturais, oferece uma distribuição em agregação que nega qualidade ambiental aos núcleos de acesso e serviços, como ventilação ou iluminação. Ao agregar duas casas adjacentes, a expansão desta área nos permite inverter essas características, transformando esses elementos centrais nos impulsionadores das qualidades ambientais. Portanto, convertemos a principal limitação da pré-existência no elemento crucial da proposta.

Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Interiores, Banheiro, Tijolo, Viga
Cortesía de Arqbag

O revestimento das fachadas, assim como o isolamento no telhado, garantem uma continuidade térmica que reduz em 60% o consumo de energia renovável. Os blocos de terra compactada proporcionam inércia térmica (como poderiam fazer os muros de tijolos cerâmicos), mas, ao contrário da cerâmica, com a terra, oferecemos também controle de umidade. Essa capacidade de controlar a umidade interior representa uma "prestação extra" (e singular) de conforto.

Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
Cortesía de Arqbag

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reabilitação de duas casas geminadas / arqbag" [Rehabilitación de dos casas entre medianeras / arqbag] 28 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009916/reabilitacao-de-duas-casas-geminadas-arqbag> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.