Casa Tiara / FMD Architects

Casa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaCasa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, JanelaCasa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Pia, JanelaCasa Tiara / FMD Architects - Mais Imagens+ 16

Melbourne, Austrália
  • Arquitetos: FMD Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  255
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dianna Snape
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Academy Tiles, Classic Ceramics, Dulux, Lysaght, PORTA, Silvertop Ash, Timberwood Panels, Tretford Americans
  • Equipe De Projeto: Fiona Dunin, Jayme Collins, Alice Edmonds, Paul Evans,Oscar Eltringham-Smith
  • Cidade: Melbourne
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Dianna Snape

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esculpida pelas qualidades ornamentais de seu entorno, a casa Tiara é uma adição cheia de vida a uma residência vitoriana do final do século XIX em Melbourne, na região norte da Austrália. A casa de dois andares, voltada para o norte, que oferece vista para os parques históricos de Edinburgh Gardens, inspirou os arquitetos da FMD a adotarem uma abordagem sentimental e sustentável na nova adição, oferecendo uma resposta poética a um lugar fundamentado em comodidade e habitabilidade. A fachada ornamental da casa é composta por uma paleta neutra, realçando sua malha de ferro original e ornamentos em gesso. Ao entrar, um corredor largo e arqueado, uma sala formal e escadas de madeira originais são preservados de forma sensível e saturados em tons de azul, criando uma sensação renovada. Um segundo quarto é transformado em um banheiro compartilhado, repleto de formas curvas, azulejos azul-escuros, granilite pontilhado, granito luminoso e vidro canelado.

Casa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Dianna Snape
Casa Tiara / FMD Architects - Imagem 16 de 21
Planta - Térreo
Casa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Pia, Janela
© Dianna Snape

Além disso, a extensão existente da década de 70 é substituída por uma adição espaçosa e cheia de luz, que adota uma lógica de materiais acolhedores, combinando painéis de madeira frisada, tijolos brancos e pisos de concreto personalizados. A desafiadora orientação sul inspirou os arquitetos a buscarem conexões com a paisagem em todos os aspectos, atraindo camadas de luz natural. A lavanderia, ao lado do novo banheiro, se abre para um poço que traz luz para a cozinha e áreas de estar, enquanto o jardim posterior se encaixa no lado oeste, animando o caminho da circulação principal com uma vista panorâmica da paisagem.

Casa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Dianna Snape
Casa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores
© Dianna Snape

A expressão de um balcão em pedra, com uma faixa sinuosa de madeira maciça embutida, é ecoada no perfil curvo da porta de correr posterior - uma abertura orgânica para a paisagem eclética. Projetado em colaboração com Jo Ferguson Gardens, o paisagismo oferece uma vista efêmera de espécies nativas e mediterrâneas, refletindo a história nativa, o passado do local e as narrativas pessoais dos clientes. Na elevação posterior, uma tela flutuante de ripas de madeira envolve o andar superior, com suas formas sinuosas e em camadas fazendo referência aos detalhes da histórica rotunda de Edinburgh Gardens e ao caráter decorativo da casa. Altamente visível para as propriedades vizinhas, a forma de 'tiara' oferece uma sensação de embelezamento às fachadas vitorianas vazias típicas da época. Sua forma em fita contribui para o telhado em camadas, oferecendo uma nova linguagem para os moradores e seus vizinhos.

Casa Tiara / FMD Architects - Imagem 17 de 21
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Cadeira, Cama, Janela
© Dianna Snape
Casa Tiara / FMD Architects - Imagem 21 de 21
Conceito

No andar superior, a tela envolve um deck paisagístico acessado pelo quarto principal e protegido por um beiral curvo de aço. Um canteiro revestido de madeira garante privacidade visual às propriedades vizinhas, permitindo vistas dos telhados e do horizonte da cidade, cuidadosamente emoldurados por um perfil côncavo na parede oeste. Internamente, o quarto principal e o guarda-roupa adotam uma paleta suave de azuis e brancos, enquanto um novo banheiro e suíte são adornados com pedra verde-limão, conferindo uma qualidade decorativa. Os demais quartos são cuidadosamente restaurados, com seus pisos de madeira originais sendo descascados e lavados com cal. Um novo painel espelhado reflete de forma lúdica o volume da escada decorativa de madeira, unindo ainda mais as atmosferas variadas dos dois andares da casa.

Casa Tiara / FMD Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Mesa, Janela
© Dianna Snape

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tiara / FMD Architects" [Tiara House / FMD Architects] 26 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009729/casa-tiara-fmd-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.