Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur

Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, FachadaCentro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Interiores, Janela, VidroCentro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Interiores, Janela, IluminaçãoCentro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos Responsáveis: Eline Aerts, Federica Altobelli, Carole Boeckx, David de Bruijn, Lise Brusselmans, Brecht Casier, Matilde Everaert, Thomas Faes, Marius Grootveld, Jonas Lindekens, Joni Nieuwenhuysen, Gosia Olchowska, Dirk Somers, Gert Somers, Sara Verleye, Wolfram Winter, Sofie Wuyts, Dries Ceuppens, Lieven Vansant, Ruben Kiewiet, Bart van der Zalm
  • Cidade: Dessel
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Filip Dujardin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bovenbouw Architectuur e ono architectuur projetaram um centro de comunicação para o armazenamento de resíduos radioativos de baixo e médio nível em Dessel, Bélgica. Para se manter relevante ao longo do processo de 300 anos necessário para diminuir a radioatividade, o prédio deve ser capaz de se adaptar a mudanças imprevisíveis ao longo dos séculos. Com o objetivo de promover o diálogo e oportunidades para desempenhar o papel mais amplo possível, propusemos um volume composto por duas partes: uma estrutura imponente que flutua como uma mesa a mais de 12m acima do solo, onde estão localizados os espaços de exposição, e um ambiente arejado abaixo que acomoda o programa multifacetado de salões e escritórios.

Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Fachada
© Filip Dujardin
Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Exterior, Janela
© Filip Dujardin

A dominância da estrutura elevada confere ordem e consistência. A multiformidade e a natureza aventureira do volume abaixo conferem escala e reconhecimento ao conjunto. A base da "mesa" de concreto é uma colagem animada de volumes separados e sobrepostos que representam a riqueza de ideias e necessidades. A tática da colagem permite que espaços com alturas e ritmos diferentes tenham um lugar na edificação. O projeto paisagístico para o parque no qual o centro de comunicação está localizado foi criado em colaboração próxima com o Studio Secchi Viganò.

Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro
© Filip Dujardin
Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Interiores
© Filip Dujardin
Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Imagem 20 de 23
Planta

A intenção do parque é transformar o local próximo ao descarte de resíduos em um espaço público; o descarte de resíduos não deve ser algo sigiloso, mas sim, uma questão que diz respeito a todos nós e, portanto, deve fazer parte do domínio público. Por isso, é criada uma paisagem de interesse natural e ecológico, mas que ao mesmo tempo oferece muitas oportunidades de uso para as comunidades de Dessel e Mol e os visitantes do centro.

Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Exterior, Floresta
© Filip Dujardin

Como resultado de um processo de consulta intensiva com vários grupos de residentes, propusemos uma edificação aberta e composta, em vez de uma figura intacta ou hermética. O novo prédio é uma composição volumes para que o projeto permaneça aberto a novas percepções. Isso significa que o processo de consulta não termina após a conclusão da edificação, mas algo novo pode ser adicionado ou algo pode ser deixado de fora sempre que as necessidades mudarem. Vimos o desafio na dimensão temporal em que está situado. Não criamos um prédio neutro, mas uma estrutura específica que gera uma analogia com o tema de uma maneira interessante.

Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação
© Filip Dujardin

As similaridades do projeto com o local de descarte e processamento aproximam os visitantes de todo o evento. Como a energia nuclear e os problemas associados a ela são muito abstratos, procuramos conceber uma edificação com alto valor experiencial. Eventos arquitetônicos como passarelas, diferenças de escala, transições poderosas, rotas aventureiras, escadas cênicas e um ponto de observação tornam a visita uma experiência, além da exposição e seu programa periférico. O volume é dividido em duas partes. A dominância da estrutura confere ordem e consistência à interpretação. A multiplicidade e o caráter aventureiro da interpretação conferem escala e reconhecimento à estrutura.

Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Filip Dujardin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kastelsedijk, Dessel, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes Tabloo / Bovenbouw + ono architectuur" [Tabloo Visitor Center / Bovenbouw + ono architectuur] 18 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009344/centro-de-visitantes-tabloo-bovenbouw-plus-ono-architectuur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.