Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio

Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, TijoloCentro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCentro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCentro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, TijoloCentro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: OJAN Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:M.H.Hamzehlouei
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  KWC, Kaviyar Brick, Motif Lighting, Nazari Co., Nooraneh Lighting, Rak ceramics
  • Arquitetos Responsáveis: Ojan Salimi, Dena Khaksar
  • Cidade: Ahwaz
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© M.H.Hamzehlouei

"Tetra" é um edifício comercial de três níveis com uma área de 600 m2. Ele está localizado na Rua Kianabad em Ahvaz, Irã, e abriga diferentes funções como café, restaurante e padaria. Anteriormente, o edifício era revestido com uma fachada de pedra sem nenhum valor arquitetônico, vizinho a prédios altos de tijolos. Dessa forma, o cliente propôs um projeto que combinasse não apenas com os edifícios ao redor, mas também fosse único no contexto. Com isso em mente, o primeiro objetivo era manter a harmonia do edifício com a cidade e criar uma nova tipologia para atrair qualquer transeunte.

Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, Tijolo
© M.H.Hamzehlouei
Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© M.H.Hamzehlouei

Primeiramente, a fachada existente foi removida, mas a estrutura de concreto foi mantida intacta como uma malha para sustentar a nova fachada. Como o prédio estava localizado entre dois edifícios de tijolos, a tonalidade do material foi escolhida para seguir, de alguma forma, a dos vizinhos. Em seguida, paredes de tijolos foram introduzidas na estrutura e curvadas para servir como um contínuo do tecido da cidade, guiando as pessoas. Essa formação conecta o interior e o exterior para receber os clientes com suas formas curvas na entrada. Como resultado, existem várias paredes de tijolos curvas entre as células de concreto, sendo que cada uma tem um raio e ângulo únicos, dependendo de sua função. Uma parede é especialmente projetada para a entrada enquanto algumas envolvem os bancos no restaurante e outras funcionam como divisórias ortogonais.

Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© M.H.Hamzehlouei
Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Interiores, Mesa
© M.H.Hamzehlouei

Além disso, tijolos texturizados foram utilizados para estimular os clientes a tocá-los e se emocionarem com as sombras e o reflexo da luz. Esses tijolos foram parcialmente feitos à mão por trabalhadores da região e, consequentemente, cada tijolo tem uma textura e forma únicas. Na verdade, essa aproximação no padrão dos tijolos é considerada uma obra de arte que não pode ser feita por máquinas.

Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Imagem 24 de 32
Planta

Por fim, o design de interiores foi desenvolvido usando também outros estímulos sensoriais, como várias plantas em floreiras, paredes verdes, vasos suspensos e especialmente uma palmeira alta no centro do vazio como símbolo de seu contexto tropical. Além disso, o uso de materiais mais táteis, como concreto, metal preto e madeira natural em móveis e decoração, dialoga com os tijolos e as plantas.

Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Tijolo
© M.H.Hamzehlouei
Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© M.H.Hamzehlouei

Este projeto inclui dois níveis fechados, um terraço semiaberto e um jardim no telhado aberto, que proporcionam diferentes experiências espaciais, apesar da coerência em suas formações. Ele é formado por um padrão de paredes curvas dançantes que estende a melodia da cidade para o seu interior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ahwaz, Juzestan, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Gastronômico Tetra / OJAN Design Studio" [Tetra Food Hall / OJAN Design Studio] 10 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009183/centro-gastronomico-tetra-ojan-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.