Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura

Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Exterior, JanelaProjeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraProjeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Viga, TerraçoProjeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, JardimProjeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mais Imagens+ 27

  • Arquiteto Responsável: Clay Rodrigues
  • Coautora: Sara Araújo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um terreno localizado no centro do Brasil, com vegetação cerrada, voltado para o por do sol e um lago privativo, esse é o cenário que recebe esse projeto que tem como objetivo; explorar as vistas desse local, estimular atividades de lazer e ser um espaço  de refúgio.

Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Joana França

Para não interferir no horizonte, o terreno em declive em direção as margens do lago, foi explorado de uma forma que distribui a edificação, onde criou-se 3 blocos que se de espalham no sentido horizontal e que se comunicam através de seus elementos de arquitetura, mas que não se comprometem em estar fisicamente ligados.

Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Joana França

Os blocos, após distribuídos na área, foram setorizados conforme seus usos;
. Social
. Dormitórios
. Lazer

Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Joana França
Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Joana França

Todas as três construções possuem uma intenção em comum, a ideia de criar abrigos através de três elementos básicos estruturais - piso, cobertura e seus alicerces – que quando finalizados revelam a arquitetura sem necessidade de outra intervenção. Essa primícia do “abrigo" segue firme nos diferentes blocos representados da seguinte forma;

Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira, Fachada, Janela
© Joana França

Social, a parte interna da construção vem acompanhado de colunas circulares que se repetem de forma rítmica, sustentam e conectam a laje com o piso. Não existe corredores nesse projeto e suas circulações são livres, uma alusão ao “Pilotis” amplamente usados na construção dos prédios residenciais de Brasília. É nesse setor que acontece as principais atividades de convivência; jantar, cozinhar, estar, assistir filmes. Quando as esquadrias são abertas a sensação de abrigo fica muito clara, não existe bloqueio entre o interior e o exterior, apenas a sensação de proteção.

Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Joana França

Dormitório, foram criados módulos de suítes que se agrupam abaixo da cobertura. Pequenos blocos soltos posicionados de forma estratégica,  (ponderando as vistas de cada um). Esse conjunto de quartos são unidos por uma cobertura que protege de chuvas e da incidência direta do sol ao mesmo tempo que une esses elementos trazendo uma sensação de pátio, permitindo livre circulação entre um quarto e outro. Ao redor dessa construção existe um espelho d’água que separa os espaços íntimos da área de convívio ao mesmo tempo que leva conforto térmico, já que no centro oeste brasileiro a seca excessiva e dias ensolarados são realidade durante a maior parte do ano.

Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Joana França
Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar
© Joana França

Área de Lazer, é o bloco mais afastado devido a seu tipo de uso, entretanto existe uma conexão visual, a fachada frontal desse bloco de lazer é completamente voltada para o bloco social. Essa também é a fachada com maior incidência solar proporcionado maior aproveitamento do uso da piscina, varanda, churrasqueira e pátios. Para criar sombras e proteção foram aplicados brises pivotantes em suas extremidades, eles também indicam um certo movimento na arquitetura - quando fechados se transformam em um bloco de madeira ripada, quando abertos em peças ritmadas.

Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Pilar
© Joana França
Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Exterior, Madeira, Mesa, Terraço
© Joana França

Completando a arquitetura a escolha dos materiais conclui a atmosfera; piaçava aplicada na cobertura se camufla meio ao cerrado seco, o concreto se relaciona bem com os elementos naturais, já a madeira traz calor e movimento para o projeto. O piso feito de granilite é resistente e conveniente para grandes áreas. O mobiliário é brasileiro; os anos 60 se mistura ao que existe de mais contemporâneo, como poltrona mole dos Sergio Rodrigues e o design Estúdio Orth.

Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Três Meia 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura" 19 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009078/projeto-tres-meia-2-debaixo-do-bloco-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.