Casa dos anos 40 / FRARI - architecture network

Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Viga, JanelaCasa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCasa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, PortaCasa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Mais Imagens+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Margres, Revigres, Sosoares
  • Arquiteto Responsável: Maria Fradinho
  • Colaboração: Ana Soares, Ana Rita Gomes
  • Construtora: Antero Santos & Santos
  • Fiscalização: Pedro Tavares
  • Engenharia: Pedro Tavares
  • Cidade: Ílhavo
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta moradia, construída em 1945, pertence ao centro histórico de Ílhavo. É isolada, tem duas frentes e está construída com alvenaria de adobe, material vernacular típico desta zona do país. É um belíssimo exemplar do Português Suave, sendo notório o rigor na utilização dos elementos definidores deste movimento.

Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Ivo Tavares Studio

Em razoável estado de conservação ao nível das fachadas, mas em clara decadência das condições interiores, esta moradia carecia de obras de reabilitação e de requalificação, já que se manifestava incapaz de servir as necessidades que o habitar hoje requer.

Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Janela
© Ivo Tavares Studio
Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Imagem 30 de 30
Corte AA
Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Porta
© Ivo Tavares Studio
Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Propusemos reabilitar o edifício com respeito máximo pelo desenho original, intervindo de forma discreta, apenas em zonas específicas e onde as novas necessidades assim o exigiam. A intervenção na fachada frontal foi de rigor e sensibilidade pelo existente, onde apenas se denota a alteração das caixilharias, por questões de conforto térmico.

Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Ivo Tavares Studio

Todo o edifício foi rebocado de branco, cor intemporal e, de resto, preferida na época original. O dever de interpretar o alçado posterior da moradia como uma nova fachada frontal foi essencial. Neste sentido, procurou-se resolver os aspetos menos cuidados desta fachada, onde se percebia que estava negligenciada, propondo-se demolir a parede exterior que encerrava a antiga varanda coberta, para dar lugar a uma estrutura permeável - um Cobogó em madeira natural - que protege aquela área sem, com isso, quebrar a sua relação visual com o logradouro.

Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© Ivo Tavares Studio
Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Imagem 28 de 30
Planta do Piso Térreo (antes e depois)
Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

O grande vão que se abre na varanda garante uma nova linguagem para aquele que é o espaço interior que maior intervenção sofre ao nível do primeiro piso - a suite principal. No piso térreo os interiores são severamente alterados, dado o seu avançado estado de degradação, para além de que tinham um desenho simplista, em comparação com as restantes áreas da moradia, carecendo de detalhes de época. Neste piso propôs-se uma total reorganização espacial, com a criação de uma área comum em open-space, que obrigou à demolição das compartimentações existentes.

Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Ivo Tavares Studio

Este é o espaço cuja linguagem é totalmente contemporânea, quer ao nível do desenho, como de revestimentos. Já nos interiores do piso 1 tudo foi mantido, tendo-se reabilitado o piso de madeira, as portas e guarnições e os tetos em estuque. O desenho foi respeitado, mas a intervenção denota-se na opção cromática, onde se abandonam as cores por compartimento, dando lugar a um branco total, que unifica, suaviza e assume uma linguagem contemporânea.

Casa dos anos 40  / FRARI - architecture network - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos anos 40 / FRARI - architecture network" 23 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008636/casa-dos-anos-40-frari-architecture-network> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.