Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados

Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, MesaRoca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, SofáRoca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraRoca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, FachadaRoca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 7

São Paulo, Brasil
  • Paisagismo: Alex Hanazaki
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ruy Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na Avenida Brasil, o prédio com um total 1300m2 é composto por três blocos distintos, porém com arquiteturas complementares que representam cada uma das marcas do Grupo no Brasil – Roca, Celite e Incepa. Ao expressar o conceito internacional de um lugar multifuncional, o seu layout, sem divisórias fixas entre os ambientes internos e externos, norteia o propósito da empresa com a implantação dos seus Galleries pelo mundo e promove a convivência em uma área que pode ser completamente moldada de acordo com o evento que recebe.

Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ruy Teixeira

Além de apresentar arquitetura e design expressivos, o projeto destaca-se por sua conexão com a natureza e o ambiente urbano circundante. A presença da madeira e da vegetação insere ares atemporais e transmite uma sensação de calma e conexão com o natural, enquanto a transparência do vidro permite aos visitantes uma visão panorâmica do entorno da edificação, criando uma interação visual entre o interior e o exterior. O projeto paisagístico é assinado por Alex Hanazaki, que procurou transmitir a essência sempre tão viva e diversa da flora brasileira.

Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 10 de 12
Planta - Térreo

Para a escolha dos móveis, a premissa do elegante e atemporal também foi mantida. Em harmonia com os elementos naturais do edifício, o mobiliário eleito por Fernanda preza pela funcionalidade e conforto, levando em consideração o design nacional, qualidade e durabilidade das peças, garantindo que se manterão em perfeitas condições ao longo do tempo, mesmo em face da utilização contínua.

Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa
© Ruy Teixeira

“Quanto aos designers que assinam as peças, optamos por uma abordagem que valorizasse tanto os nomes brasileiros, quanto internacionais, buscando uma mistura de talentos e influências. Trabalhar com a brasilidade, sem dúvida, colabora para divulgar a indústria local, valorizar nossos talentos e, além disso, promove a identidade regional que consideramos essencial no projeto”, detalha a arquiteta. Ade- mais, as mesas de atendimento e café, que estão posicionadas no salão principal do Gallery, pertencem à coleção Serras, criações da própria Fernanda Marques.

Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Ruy Teixeira

O projeto paisagístico assinado pelo brasileiro Alex Hanazaki exala a consonância com o es- paço físico e seu entorno. A pré-existência da praça que a empresa adotou e tem um painel de autoria de Roberto Burle Marx, bem como o projeto arquitetônico, foram preponderantes nas decisões adotadas para agregar uma linguagem contemporânea e fluída.

Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Ruy Teixeira

De acordo com o arquiteto e paisagista, a concepção do paisagismo está centrada em três pilares: continuidade, amplitude do espaço e destaque à obra arquitetônica. Para projetar, ele também considerou a necessidade de manutenção, sobretudo para o interior do edifício, onde há áreas de sombras e o apelo estético.

Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 11 de 12
Planta - Primeiro pavimento

Desta maneira, selecionou as espécies vegetais para a porção frontal do projeto utilizando diferentes texturas, cores e escalas que reforçam a imponência da arquitetura. Já para o interior do Roca São Paulo Gallery, a escolha de espécies tropicais densas e volumosas teve como intenção proporcionar a fluidez entre os espaços internos e externos e promover as sensações de amplitude, conforto e acolhimento.

Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa
© Ruy Teixeira

“A promoção de um projeto comercial de grande impacto estético promove visibilidade aos setores do paisagismo, arquitetura e design. A partir de experiências como essa, é possível expor ao público comum os campos de atuação dessas áreas do conhecimento. É uma chance de exemplificar, a partir de elementos concretos, o potencial de profissionais capacitados e criativos na concepção de espaços que traduzam a identidade da marca e expressem os seus valores. Enquanto arquiteto paisagista, foi a ocasião perfeita para desafiar-se e romper os limites do convencional”, comenta Hanazaki sobre sua contribuição para o Roca São Paulo Gallery.

Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Ruy Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Brasil, 2188 - Jardim America, São Paulo - SP, 01430-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Roca São Paulo Gallery / Fernanda Marques Arquitetos Associados" 14 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007632/roca-sao-paulo-gallery-fernanda-marques-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.