-
Arquitetos: Arsomsilp Community and Environmental Architect
- Área: 7434 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Puttikorn Kaityuttachart, W Workspace
-
Fabricantes: A.P.K. Dawkoo, RCI, SCG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetura como manifesto da pedagogia do século XXI - A Universidade Thammasat é uma instituição acadêmica que contribuiu para a reforma do sistema socioeconômico e político da Tailândia ao longo de oitenta anos de sua história. A universidade concordou em estabelecer a Faculdade de Ciências da Aprendizagem e Educação para apoiar a reforma do sistema educacional da Tailândia. O espaço tem como objetivo apoiar e educar professores que serão líderes e agentes de mudança no setor acadêmico. Além da reforma pedagógica, o objetivo é estabelecer uma comunidade aliada ao desenvolvimento social, pesquisa e inovação para o crescimento sustentável de longo prazo. Dessa forma, o prédio deve atender aos requisitos do currículo e se tornar um espaço para demonstrar, apoiar e melhorar a metodologia de ensino e aprendizagem, impulsionando a reforma educacional na universidade e na sociedade como um todo.
O prédio de 4 andares está localizado próximo ao centro de aprendizagem principal da universidade, portanto, está aberto para ser um espaço de encontro e ensino direcionado a todos os estudantes do campus. A planta livre permite que ele seja acessível desde todos os lados, com passarelas cobertas conectando os eixos. Com o objetivo de apoiar e nutrir uma nova geração de professores e acadêmicos que acreditem no desenvolvimento social e na aprendizagem contínua, o desenho geral do projeto cria uma comunidade de aprendizagem.
O espaço educacional promove o ensino do século XXI criando interações e trocas de conhecimento em diversos estilos, ao mesmo tempo que incentiva um senso de comunidade. A planta livre significa a abertura para a aprendizagem e oportunidades. O local atua como um lar confiável para os frequentadores da Thammasat, solidificando as relações entre estudantes, professores, visitantes e seu entorno.
Os espaços internos têm a intenção de facilitar a interação entre as pessoas e catalisar oportunidades de aprendizado por meio encontros e saudações. Nesse sentido, cada área é adequada para se sentar; a escada principal de madeira ("os degraus da aprendizagem") do pátio elíptico é projetada com proporções que permitem se sentar casualmente sob as árvores integradas. Os materiais utilizados são simples; os estruturais são feitos de concreto, mas qualquer superfície que permita contato humano é feita em madeira para enfatizar os efeitos de aconchego e cura. Desde as escadas até todos os corrimãos.
O térreo (tradicionalmente chamado de "tai-toon") é um espaço amplo e aberto que permite a ventilação total através do pátio elíptico. A sala multiuso usada para seminários e um café/coworking estão situados no primeiro andar. Os 2º e 3º andares são salas de aula, e o lounge dos professores e o escritório do diretor estão no último andar. O prédio também oferece diferentes ambientes de aprendizagem, desde espaços privados para reflexão, para estudo individual ou para pequenos grupos ("espaço da caverna") até salas para aprendizagem por meio de interação ("poço de água") e espaços comunitários onde a aprendizagem ocorre por meio de discussão e conversa ("fogueira"). O espaço geral é flexível o suficiente para acomodar diferentes tipos de atividades de ensino. Ele enfatiza a sala de oração como exemplo de aprendizagem crítica dentro da organização ("aprendizado profundo"), que pode ser ajustada de forma flexível para organizar várias atividades, desde mesas formais para seminários até almofadas no chão para atividades em grupo.
Para incentivar uma consciência sólida no desenvolvimento de um processo de aprendizagem que não esteja isolado da sociedade, o projeto também considera a qualidade ambiental, conservação de energia e diretrizes em termos de uso do solo, espaço, transporte e utilidades públicas adequadas. Este prédio pode ser um bom modelo para o desenvolvimento de uma sociedade de aprendizagem, bem como para uma conexão entre o belo entorno e a atmosfera no campus.