Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects

Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaJardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de InterioresJardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraJardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, FachadaJardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos Responsáveis Pelo Projeto: Ikko kobayashi, Fumi Kashimura
  • Cidade: Kawasaki
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Yuichi Higurashi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este jardim de infância está localizado em Kashimada, no subúrbio de Tóquio, conhecido por atrair muitas famílias com crianças, adjacente a uma zona industrial cercada por torres residenciais. O terreno está situado entre uma via movimentada e um caminho pedonal com áreas verdes muito utilizado pelos moradores locais. Ele está rodeado por diferentes instalações públicas, como uma estação de bombeiros, uma companhia de abastecimento de água e conjuntos habitacionais. A edificação de madeira de dois andares foi construída em um antigo local de distribuição de água, evitando os resquícios circulares da base do tanque. A partir do caminho verde adjacente, que possui grandes árvores decíduas e bancos, é possível observar as crianças brincando no playground, as atividades que ocorrem no terraço e a interação entre pais e filhos durante a chegada e a saída, onde é possível observar idosos fazendo caminhadas e crianças de outras creches em seus passeios. O objetivo é se tornar um local que herde a história antiga enquanto se desenvolve com a comunidade local. 

Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yuichi Higurashi
Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Imagem 18 de 20
Planta - Térreo
Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Banco
© Yuichi Higurashi
Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Imagem 20 de 20
Planta - Detalhe
Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores
© Yuichi Higurashi

Por meio de nossa experiência em realizar vários projetos em Uganda, onde as dimensões padrão dos materiais são limitadas, percebemos que as dimensões específicas das estruturas de madeira as quais derivamos dos padrões ugandenses (3 metros, 4,5 metros e 5 metros) também poderiam ser eficazes na arquitetura das creches. Após passar um período prolongado com crianças pequenas, descobrimos que a dimensão/espaço específico criado pela combinação de 8 tatames (hachijyo-ma) dialogava bem com o tamanho do corpo das crianças e com seu movimento próximo ao chão. Cada sala do berçário consiste em quatro desses hachijyo-mas ao redor do pilar central, deslocados 3.640 mm (comprimento criado por dois tatames; futa-ma) um do outro.

Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Yuichi Higurashi

Essa sequência, criando um espaço suave, parecia ser uma dimensão essencial que ressoa com a experiência sensorial no campo do cuidado infantil. 

Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Yuichi Higurashi
Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Imagem 19 de 20
Planta - Primeiro Pavimento
Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores
© Yuichi Higurashi

Além disso, cada uma das quatro salas da creche compartilha um espaço chamado "Junk-Box". Este espaço herda a essência do depósito de materiais didáticos da creche pública antes da mudança. Um local onde é possível acessar facilmente os materiais e livros com alturas visíveis para as crianças, mas fora de seu alcance. Além disso, outros serviços, como banheiros, também estão incluídos neste espaço, que também funcionará como um caminho conectando duas salas da creche. 

Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Janela
© Yuichi Higurashi
Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© Yuichi Higurashi

A estrutura geral do espaço consiste em dois volumes conectados no centro com um único declive apresentando uma entrada no térreo e um espaço para leitura de livros ilustrados no primeiro andar, unindo os dois ambientes. 

Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Yuichi Higurashi
Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Yuichi Higurashi

Essa configuração forma duas edificações do mesmo tamanho conectadas por uma seção estreita. Cada volume é estruturalmente independente, aplicando o mesmo mecanismo. Ao posicionar estrategicamente paredes de sustentação ao redor do "Junk-Box" - o qual funciona como um espaço de armazenamento ou apoio central - foi criado um local onde é possível vivenciar a conexão entre o exterior e o interior, assim como entre jardins, caminhos e salas do berçário. Em vez de limitar o movimento das crianças com paredes imóveis, a presença da estrutura é utilizada para sugerir movimentos e lugares, usando elementos como pilares e vigas.

Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Fachada
© Yuichi Higurashi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1-10 Shimohirama, Saiwai Ward, Kawasaki, Kanagawa 212-0053, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância Kashimada / TERRAIN architects" [Kashimada Nursery / TERRAIN architects] 26 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007096/jardim-de-infancia-kashimada-terrain-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.