Livraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura

Livraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, CadeiraLivraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, MesaLivraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa, CadeiraLivraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, CadeiraLivraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Colaboradores: Fernanda Zotovici, Bruno Lopes
  • Projeto Luminotécnico: auma estúdio
  • Comunicação Visual: Beatriz Dorea
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Livraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Fachada
© Felco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto para uma livraria de 63 m2 de área construída em uma loja térrea de edifício existente na rua Amaral Gurgel, na borda do Minhocão - via elevada na região central de São Paulo.

Livraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Felco

A primeira escolha do projeto foi manter o caráter original da loja - funcionava no local uma oficina mecânica, assim como outros imóveis ao lado que tem ainda hoje este mesmo uso. Uma ideia de adaptar o local para o novo uso sem apagar a memória da ocupação anterior, um projeto com a inserção de camadas em diálogo com as pré-existências de forma a caracterizar esta nova ocupação: uma livraria de bairro especializada em livros escritos por mulheres, à beira da calçada, convidativa a quem circula pela rua e aberta a encontros e eventos acerca do universo literário.

Livraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa, Cadeira
© Felco
Livraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa
© Felco

Os livros foram dispostos em estantes nos quatro lados da loja em um módulo quadriculado de marcenaria que otimiza a disposição dos livros e que percorre todo o perímetro do imóvel, liberando um espaço central livre para ocupações diversas. Esta camada das estantes gera um aconchego e um acolhimento a este espaço aberto ao mesmo tempo que contrasta com as pré-existências do imóvel - o piso cimentício, e as paredes e o teto com as pinturas remanescentes da antiga oficina.

Livraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Imagem 20 de 20
Axonométrica explodida

Em meio às estantes foram criadas algumas aberturas - nichos ritmados na composição perimetral dos livros que denotam atenção - janelas que emolduram histórias possíveis, seja para dentro da loja ou para a rua, como as janelas que conformam as vitrines da livraria e que enquadram as cenas da cidade. 

Livraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela
© Felco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cerqueira César, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria Gato sem Rabo / Vapor Arquitetura" 14 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006826/livraria-gato-sem-rabo-vapor-arquitetura-plus-thomas-frenk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.