Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura

Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Mais Imagens+ 32

Porto, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  630
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACO Drainage, AutoDesk, DYRUP, Delta Light, Disano, Dörken, Ecosteel, Efapel, Hikvision, Imperalum, Isover, JNF, Knauf, M Design, Mamol Compac, Margres, Neoturf, OTIIMA, OTIIMA, REVIGLASS, +11
  • Projecto De Arquitectura: Jean Pierre Porcher, Margarida Oliveira, Albino Freitas
  • Colaboradora Projecto De Arquitectura: Sofia Lima
  • Especialidades: Tdp - Projecto e Fiscalização, Lda.
  • Empreiteiro: Fernando Coelho Unipessoal, Lda.
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na cidade do Porto numa rua perpendicular à avenida da Boavista, esta casa está implantada no alinhamento da rua e apresenta muros, portões e fachada cega de modo a preservar a privacidade dos seus utilizadores.

Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Os espaços sociais organizam-se no rés-do-chão. Desde a entrada, uma grande perspectiva atravessa toda a casa em direcção ao jardim, distribuindo o salão de jogos, a sala de jantar e a sala de estar, esta última com pé direito duplo. Uma passagem dissimulada nos apainelados da escadaria dá acesso  à cozinha e aos espaços de serviço do piso inferior - garagem, lavandaria, ginásio e arrumos.

Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© João Morgado
Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Imagem 32 de 37
Croqui

Ao nível do rés-do-chão, todos os envidraçados se abrem para o jardim.  Na sala de estar, um grande vão vertical emoldura uma canforeira e um cedro centenário. À verticalidade deste envidraçado, sobre toda altura do pé direito, responde o volume da chaminé de betão branco com os seus  motivos em baixo relevo. As outras aberturas orientam o olhar sobre o relvado do jardim e sobre a piscina, colocada na continuidade do espaço coberto exterior criado para o usufruto estival.

Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© João Morgado

Paralelamente à fachada, uma escada contínua com luz zenital dá acesso aos dois pisos superiores. No primeiro piso, uma circulação em balanço sobre a entrada, distribui um quarto de hóspedes com banho privativo, dois quartos, também com banho privativo, em duplex e uma biblioteca/escritório em mezanino sobre a sala de estar e aberta sobre um grande terraço.

Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela
© João Morgado

No segundo piso, a escada distribui o quarto do casal, com dressing e casa de banho privativa. A este nível todos espaços abrem sobre largos terraços privativos e vegetalizados.

Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Imagem 34 de 37
Croqui
Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Imagem 37 de 37
Croqui

No centro da casa é reservado um espaço para possível instalação de um elevador.

Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Morgado
Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Morgado

Todo o projecto apostou no rigor de uma execução sem falhas, com vista a obter a qualidade expressiva de um betão que desperta o sentido do tacto e que, na leitura da assemblagem das cofragens, mantém a memória de uma execução manual empenhada.

Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Boavista / Topos Atelier de Arquitectura" 14 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006794/casa-na-boavista-topos-atelier-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.