Centro Infantil Kao La Amani / Article 25

Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Exterior, JanelaCentro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Exterior, JanelaCentro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaCentro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, PilarCentro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Article 25
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1020
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Toby Pear
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Power Providers
  • Arquiteto Responsável: Toby Pear
  • Arquiteto Local: Paulina Shari-Stanley
  • Cidade: Boma Ng'ombe
  • País: Tanzânia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Exterior, Janela
© Toby Pear

O escritório Article 25 concluiu a primeira fase de um Centro Infantil "off-grid" em Boma Ng'ombe, Tanzânia - A equipe vem trabalhando em parceria com a organização beneficente tanzaniana/irlandesa Tír na nÓg para projetar um novo centro infantil na região do Kilimanjaro, no norte da Tanzânia, para 60 crianças. A primeira fase foi concluída no início de 2023 e consiste em 3 casas para grupos de crianças, cada uma com sua própria "Mama", além de um grande bloco social com terraço para refeições, cozinha, sala de jogos, biblioteca e lavanderia.

Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Exterior, Janela
© Toby Pear
Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Imagem 29 de 32
Axonométrica - Bloco Social e de Refeições
Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Toby Pear

Os volumes possuem espaços para todos os momentos do dia e todos os estados de espírito - locais aconchegantes para dormir, descansar e estudar, com espaços mais amplos e abertos para brincar e socializar. A vila foi projetada como um lugar seguro onde crianças de diferentes idades podem crescer e se desenvolver juntas.

Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Pilar
© Toby Pear

Construção altamente sustentável e off-grid - O projeto responde ao clima fornecendo beirais generosos para proteção contra sol e chuvas intensas. Pátios no centro das casas possibilitam ventilação cruzada em todos os dormitórios e espaços de convivência. O telhado em forma de borboleta do bloco de refeições proporciona sombra a uma série de espaços externos - terraço para refeições, lavanderia e uma varanda de convivência conectada com a cozinha - e permite ventilação cruzada, além de espaços internos com pés-direitos duplos ou triplos.

Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Exterior, Janela
© Toby Pear
Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Imagem 32 de 32
Plano Geral com Paisagismo
Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Exterior, Janela
© Toby Pear

O centro foi projetado para ser altamente sustentável e funciona completamente independente da rede de energia e água municipal. Toda a energia é gerada por meio de painéis solares fotovoltaicos, toda a água é fornecida por um poço local e aquecida usando equipamentos solares, além disso, os resíduos são filtrados por meio de tanques sépticos e uma zona úmida construída. Esses recursos de sustentabilidade permitem que a escola funcione com custos mínimos, ao mesmo tempo em que protege seus recursos naturais e garante que o centro infantil continue a atender às crianças dessa região por décadas.

Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Viga
© Paulina-Shari Stanley
Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Toby Pear

Materiais e técnicas de construção locais foram priorizados em todo o projeto, com tecnologias de baixo carbono em destaque. As tesouras do telhado são feitas em madeira, assim como as portas e janelas. As partes superiores das paredes são revestidas com sisal de origem local e os tijolos são provenientes de fornos próximos aquecidos usando cascas de arroz, um subproduto agrícola.

Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Exterior, Cerca
© Toby Pear
Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Imagem 28 de 32
Axonométrica - Casa
Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Exterior
© Toby Pear

Mais do que uma edificação- O escritório trabalhou com uma equipe de especialistas tanzanianos e estrangeiros para desenvolver as propostas. MHA Structural Design, Hoare Lea e WSP fazem parte de um grupo de engenheiros, arquitetos, investidores e construtores que compõem a rede "Mais do que uma Edificação" do Article 25, e forneceram serviços de engenharia pro bono (estrutural, mecânica, elétrica, hidrossanitária e civil, respectivamente) para o projeto. A diretora-executiva do escritório de arquitetura, Gemma Holding, afirmou que "a contribuição pro bono que recebemos de nossos parceiros do programa traz expertise de padrão internacional para projetos como o Centro Infantil Kao La Amani e nos ajuda a deixar um legado duradouro nas comunidades que atendemos".

Centro Infantil Kao La Amani / Article 25 - Fotografia de Exterior
© Paulina-Shari Stanley

A segunda fase do projeto está em construção e adicionará mais acomodações, um volume administrativo, habitações para funcionários e visitantes, além de um extenso paisagismo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Boma Ng'ombe, Tanzânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Infantil Kao La Amani / Article 25" [Kao La Amani Children’s Village / Article 25] 15 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005164/centro-infantil-kao-la-amani-article-25> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.